Helicóptero Ataque - AH 64 D Apache

País Origem:Estados Unidos da América
Construtor:
- Hughes Helicopters
- McDonnell Douglas
- Boeing Integrated Defense Systems
Função: Helicóptero Ataque
Peso Vazio: 7270 kg
Comprimento: 17,73 m
Diâmetro: 14,6 m
Altura: 4,05 m
Numero de suportes p/ armas: 4
Tripulação: 2
Motor: 2× General Electric T700-GE-701C
Velocidade Máxima: 293 km/h
Velocidade Cruzeiro: 265 km/h
Altitude máxima: 6,4 km
Autonomia: 1900 km
Autonomia Combate: 480 km

Canhões
- 1 × 30x113 mm M230 (1,200 munições)
Rockets
Hydra 70 FFAR
Misseis Ar-Superfície
- AGM-114 Hellfire (Anti-tanque; alcance: 8km)
Misseis Ar-Ar
- AIM-92 Stinger (Alcance: 4,5km)
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18km)
Radares
- AN/APR-39A(V) Radar de Aviso
- AN/APR-48A Radar Frequency Interferometer Electronic Support target acquisition system
- AN/ALQ-144 Contramedidas infra-vermelhos
- AN/AVR-2 laser warning receiver
- AN/ALQ-136(V)

Estados Unidos, Egipto, Grécia, Israel, Japão, Kuwait, Holanda, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Singapura

AH 64 D ApacheNos anos 70, em plena Guerra Fria, com o intuito de compensar a superioridade numérica das forças blindadas do Pacto de Varsóvia estacionadas na Europa oriental, o Exército americano elaborou as especificações para um helicóptero avançado de ataque, que após mais de uma década de desenvolvimento, se materializou como AH-64 Apache.

O principal requisito era a capacidade de combater tanto de dia como de noite e em quaisquer condições meteorológicas. Projectado para suportar duros golpes, seus tripulantes e a transmissão estão protegidos por uma blindagem de material composto de boro, kevlar e aço. As pás do rotor, que montadas de forma assimétrica geram muito menos ruído, podem aguentar impactos repetidos de projécteis de 23 mm e o sistema de escapamento do motor reduz a temperatura dos gases, diminuindo a sua assinatura térmica. Está equipado com o TADS (Target Adquisition and Designation System), um sistema combinado de infravermelhos e câmeras de TV de baixa intensidade luminosa, que usado em conjunto com o de visão noturna do piloto, permite ao helicóptero voar e combater na escuridão.

O seu armamento compreende mísseis Hellfire e Stinger, foguetes de 70 mm e o potente e preciso canhão M 230 Chain Gun, de 30 mm, com cadência de 750 tiros/minuto, capaz de perfurar facilmente uma blindagem leve. Este pode ser controlado pelo piloto através do IHADSS, visor que projeta imagem diretamente na pupila, permitindo apontar a arma para onde se está olhando. Apesar de seu alto custo de aquisição e manutenção, o AH-64 Apache provou na Guerra do Golfo, no Kosovo e recentemente no Afeganistão, ser o mais letal sistema anti-tanque actualmente em serviço.


Fontes:
Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário