AMX-30 Roland

País Origem:França
Função: Sistema de Mísseis e Radares de Defesa Anti-Aérea de curto e medio alcance
Peso: 33t
Comprimento: 6.70m
Largura: 3.15m
Altura: 4.45m
Tripulação: 3 Homens
Velocidade Máxima: 65km/h
Velocidade em terreno irregular: 40km/h
Motor: Hispano-Suiza Hs 110, 720cv a 2000rpm
Autonomia: 550Km

Mísseis
- 2 x 4 Roland (Alcance: 6300m, a uma altitude entre 20m e 5500m)
Blindagem
Blindagem Frontal do Casco: 80mm
Blindagem Lateral do Casco: 57-30mm
França, Espanha, Nigéria, Qatar

O Roland foi concebido para assegurar a defesa anti-aérea das unidades blindadas posicionadas nos teatros de operação, em particular a dos postos de comando. Como este sistema deve estar colocado próximo das unidades, é necessário que ele se desloque à mesma velocidade que estas sobre o mesmo tipo de terreno. Foi por isso que os engenheiros escolheram chassis de veículos de grande mobilidade: em França a escolha recaiu sobre o AMX-30; na Alemanha, sobre o veículo de combate de infantaria Marder.

Em França os trabalhos começaram em 1974 e os 3 primeiros veículos de pré-produção foram finalizados em 1977. Nesse mesmo ano a produção de 183 AMX-30 foi decidida. Neste Caso, a torre tradicional deu lugar a uma estrutura rectangular, que obriga a electrónica dos sistemas de radar e de tiro, bem como um sistema de carregamento automático com uma capacidade de 8 mísseis - 2 carregadores rotativos contendo cada um 4 mísseis de cada lado do casco - permitindo carregar um novo míssil em cada 7 segundos. O Radar de Vigilância, o radar de perseguição, a luneta de pontaria e os equipamentos de lançamento estão instalados na torre.

O Roland é um sistema de mísseis anti-aéreos concebido para destruir os alvos voando a baixa altitude, a velocidades que vão até Mach 1.3. Utiliza um radar de vigilância que varre 360º por segundo e pode seguir alvos até 18 km. Uma vez adquirido, o objectivo é identificado por um sistema IFF (Identification Friend or Foe, ou «identificação amigo ou inimigo»), e pode ser perseguido de duas maneiras: em modo óptico ou em modo radar.

A primeira versão do míssil, o Roland 1 «Tempo claro», só funciona em condições meteorológicas favoráveis. A versão seguinte, o Roland 2 «Todo o terreno», é capaz de operar em todas as condições. O Roland 3, última versão, dispõe de radares e de sistemas electrónicos melhorados. O Míssil pesa 67 kg, mede 2,40 metros de comprimento, para um diâmetro de 16 cm. A sua cabeça explosiva muito potente detona por impacto ou por espoleta electromagnética de proximidade. A velocidade do Míssil é de Mach 1.6 e o seu alcance efectivo é de 6300 metros. Pode ser utilizado a uma altitude compreendida entre 2m m e 5500m.


Fontes:
Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário