Porta Aviões - USS "Enterprise" CVN-65

País Origem:Estados Unidos da América
Ano Lançamento: 1961
Construtor: Newport News Shipbuilding Co.
Deslocamento: 89.600t
Comprimento: 335,64 m
Largura: 75,6 m
Calado: 12 m
Guarnição: 3350 Homens + 2480 Grupo Aéreo
Velocidade Máxima: 33 nós
Propulsão:8 reactores nucleares e 4 hélices
Autonomia: ---

Canhões
- 2 x Phalanx Mk15 Block 1 20mm(Alcance:2.3Km)
Misseis Superfície-Ar
- 2 x Sistema de lançamento Mk.29
- 16 x RIM-7M Seasparrow (Defesa antiaérea próxima) (Alcance: 15km)
- 2 x lançadores MK-49
- Mísseis RIM-116 RAM
Aeronaves Embarcadas (85 Aeronaves)
- F-14 (A/B/D)
- F/A-18 (C/E/F)
- EA-6B Prowler
- E-2C Hawkeyes
- SH-60F (helicópteros)
- HH-60H (helicópteros)
Radares
- Radar Pesquisa Aérea AN/SPS-48 3D
- Radar Pesquisa Aérea AN/SPS-49 2D
Outros Sistemas
- AN/SLQ-32
- Mark 36 SRBOC

CVN-65 - USS "Enterprise"

Aircraft-carrier - EnterpriseO USS Enterprise (CVN-65) foi o primeiro porta-aviões nuclear a fazer parte da frota da Marinha de Guerra dos Estados Unidos, foi também o primeiro a ser construído no mundo com este tipo de propulsão. Com os seus 342,3 m é o maior barco militar em operação no mundo. O Enterprise é o oitavo navio da Armada Norte Americana a receber este nome. O plano original previa a construção de seis navios na Classe Enterprise, somente o CVN-65 foi concluido. O cancelamento dos demais foi motivado pelos elevados custos.

O seu descomissionamento esta previsto para 2014-2015, quando será substituido pelo USS Gerald R. Ford (CVN-78) que esta em construção, finalizando uma bem sucedida carreira de 53 anos de bons serviços prestados a marinha dos Estados Unidos, através dos principais conflitos em que os Estados Unidos participaram desde os anos 60. Atualmente, o Enterprise opera na 2º frota que atua no oceano Atlântico. Existe a previsão que o Enterprise, depois de ser descomissionado, seja desmontado para reciclagem.

O Enterprise é o mais rápido porta aviões em serviço atualmente e um dos mais rápidos navios de grande porte da história. A autonomia do combustível do reator instalado no Enterprise é de cerca de 20 anos de uso ininterrupto, limitado apenas pela disponibilidade de mantimentos para a tripulação.

O Enterprise, e seu cruzador de escolta USS "Long Beach" (CGN-9) foram os primeiros navios de guerra a serem projetados para usarem radares de varredura eletrônica e ambos foram, inicialmente equipados com o sistema de radar SPS-32 e SPS-33, que mesmo tendo um alcance próximo de 500 km para busca aérea. Um caça pode ser detectado a 220 km de distancia. O radar SPS-49 tem alcance maior, chegando a 525 km, contra alvos de grande RCS. O Enterprise possui, também, um sistema de guerra eletrônica AN/SLQ-32 (V) 4 capaz de interferir, ativamente, nas emissões de radares inimigas.

A defesa do navio pode parecer insuficiente para o tamanho e importância do mesmo, mas a sua verdadeira capacidade de defesa e ataque reside no grupo aéreo, possuindo aviões de combate sofisticados e em numero maior que a maioria das forças aéreas do planeta. Aircraft-carrier - Enterprise


Fontes: Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário