Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon

Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon
Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon
País Origem: Estados Unidos da América
Construtor: Lockheed Martin
Função: Caça de Superioridade Aérea / Multirole
Peso Vazio: 8.496kg
Peso máximo/descolagem: 16.500kg
Comprimento: 15,03m
Envergadura: 9,45m
Altura: 5,09m
Numero de suportes p/ armas: 9
Tripulação: 2
Motor: 1 x motores P&W F100-PW-220E
Velocidade Máxima: 2.124 km/h
Velocidade Cruzeiro: 980 km/h
Altitude máxima: 17.000 m
Autonomia: 3.800km
Autonomia Combate: 550 km

Canhões
- 1 x M61 Vulcan 20 mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Misseis Ar-Superfície
- AGM-65 Maverick (Alcance: 27 km)
- AGM-119 Penguin (Alcance: 55 km)
- AGM-88 HARM (Alcance: 106 km)
- AGM-84 D Harpoon (Alcance: 220 km)
Bombas
- CBU-87 Combined Effects Munition
- CBU-89 Gator mine
- CBU-97 Sensor Fuzed Weapon
- Wind Corrected Munitions Dispenser capable
- GBU-10 Paveway II
- GBU-12 Paveway II
- Paveway-series laser-guided bombs
- JDAM
- Mark 84 general-purpose bombs
- Mark 83 GP bombs
- Mark 82 GP bombs
Radares
- Northrop-Grumman/Westinghouse AN/APG 66(V)2 - Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 113Km)

Bélgica, Chile, Dinamarca, Holanda, Jordânia, Noruega, Portugal
Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon
Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon
Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon

F-16 BM Fighting FalconO projecto YF-16 (anteriormente GD Mod.401) venceu a competição para o fornecimento de um caça leve para a Força Aérea Norte-americana e o primeiro voo do F-16/A ocorreu em 1980.

O F-16, nas suas várias versões e derivações, é o mais produzido caça de combate do mundo ocidental.Inicialmente pensado para ser uma aeronave ligeira de alta velocidade para combate aproximado, o F-16 evoluiu até se transformar num caça avançado, utilizando os mais recentes dispositivos e sistemas de armas.Vários países europeus, juntamente com os Estados Unidos criaram um organismo destinado a estudar a modernização de caças F-16A e F-16B mais antigos, convertendo-os para um padrão próximo do F-16C e F-16D. Estas aeronaves designam-se por F-16AM ou F-16BM.

Desde os primórdios o F-16 foi concebido como um cavalo de batalha de baixo custo, que pudesse realizar vários tipos de missão e manter disponibilidade pontual. É muito mais simples e leve que os seus predecessores, mas usa aerodinâmica e aviónica eletrônicas, (incluindo a primeira utilização do vôo fly-by-wire, conseguindo a alcunha de "jacto electrónico"") para manter a boa performance.

Basicamente é isto que o distingue dos predecessores, muitos dos quais não foram concebidos para operar em todas as condições atmosféricas. Diferentemente dos demais caças, que apresentavam características de emprego específico, como por exemplo o F-104, que era demasiado dispendioso, e outros, feitos para operações exclusivas em porta-aviões, a exemplo do (F-14).

F-16 BM Fighting FalconO F-16MLU fez o seu primeiro voo com as insígnias nacionais no dia 26 de junho de 2003. As duas Esquadras portuguesas de F-16 (Esquadra 201 - "Falcões", Esquadra 301 - "Jaguares") mantêm por missão a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva e as Operações contra alvos de superfície.

O programa MLU (Versão Mid Life Update), surge no início dos anos 90 na sequência da necessidade de manter o F-16 em operação por mais 20 anos, mantendo o mesmo grau de eficácia e das capacidades operacionais. Contando inicialmente com 5 países (Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega e Estados Unidos), Portugal viria a entrar no programa em 2000, começando a modificação das aeronaves da Força Aérea no ano de 2001. A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Alem disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52.


Fontes:
Wikipedia
Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon

Porta-Aviões - USS "Essex" (CV-9)

País Origem: Estados Unidos da América
Ano Lançamento: 1942
Construtor: Newport News Shipbuilding
Deslocamento: 31,200 t
Comprimento: 266 m
Largura: 45 m
Calado: 10,41 m
Guarnição: 2.600 Homens
Velocidade Máxima: 33 nós (61 km/h)
Propulsão:
- 8 × boilers 565 psi (3,900 kPa) 850 °F (450 °C)
- 4 × Turbinas Westinghouse
- 4 hélices
Autonomia: 20,000 milhas (37,000 km) a 15 nós (28 km/h)

Canhões
- 4 metralhadoras (torre dupla)
- 4 metralhadoras (torre simples) calibre 5"/38
- 8 metralhadoras (torre quádrupla) calibre 40-mm/56-cal
- 46 metralhadoras (torre simples) calibre 20-mm/70-cal
Aeronaves Embarcadas
- 90 Aeronaves

CV-9 - USS "Essex"
CV-10 - USS "Yorktown"
CV-11 - USS "Intrepid"
CV-12 - USS "Hornet"
CV-13 - USS "Franklin"
CV-16 - USS "Lexington"
CV-17 - USS "Bunker Hill"
CV-18 - USS "Wasp"
CV-20 - USS "Bennington"
CV-31 - USS "Bon Homme Richard"
CV-14 - USS "Ticonderoga"
CV-15 - USS "Randolph"
CV-19 - USS "Hancock"
CV-21 - USS "Boxer"
CV-32 - USS "Leyte"
CV-33 - USS "Kearsarge"
CV-34 - USS "Oriskany"
CV-35 - USS "Reprisal"
CV-36 - USS "Antietam"
CV-37 - USS "Princeton"
CV-38 - USS "Shangri-La"
CV-39 - USS "Lake Champlain"
CV-40 - USS "Tarawa"
CV-45 - USS "Valley Forge"
CV-46 - USS "Iwo Jima"
CV-47 - USS "Philippine Sea"

Aircraft-carrier - EssexO USS Essex (CV-9) entrou em operação, durante a Segunda Guerra Mundial recebendo a classificação de "CV" porta-aviões ("Aircraft Carrier"), na Guerra da Coréia após remodelação foi reclassificado como "CVA" porta-aviões para aeronaves de caça ("Attack Aircraft Carrier"), no início da década de sessenta, após nova remodelação passou a atuar como "CVS" porta-aviões especializado em guerra anti-submarina (Anti-Submarine Warfare Carrier).

Construído pelo estaleiro Newport News Shipbuilding and Drydock Company, foi lançado ao mar em 31 de julho de 1942, sendo comissionado em 31 de dezembro de 1942. O capitão Donald B. Duncan foi o seu primeiro comandante.

O porta-aviões Essex recebeu a citação presidencial (Presidential Unit Citation) e 13 estrelas de batalha (Battle Star) pelos serviços prestados na Segunda Guerra Mundial, 4 estrelas de batalha e a comenda da Marinha (Navy Unit Commendation) por serviços durante a Guerra da Coréia.

O Essex esteve na na Área da Guerra do Pacífico no período de 31 de agosto de 1943 a 15 de agosto de 1945. Participou nas seguintes operações:
  • "Task Force 16 (TF 16)" que bombardeou a Minamitorishima (ilha Marcus) em 31 de agosto de 1943
  • "Task Force 14 (TF 14)" participou do ataque a Ilha Wake (5-6 outubro)
  • "Task Group 50.3 (TG 50.3)" investiu contra as Ilhas Gilbert e participou da Batalha de Tarawa (18-23 novembro)
  • Juntamente com outros navios da Marinha Norte-Americana participou do ataque ao atol deTruk (17-18 fevereiro de 1944), aonde forma afundados 8 navios da Marinha Imperial Japonesa
  • "Task Force 16 (TF 12.1)" juntamente com os porta-aviões USS Wasp (CV-18) e USS San Jacinto (CVL-30) que atacou Minamitorishima (ilha Marcus) (19-20 maio) e a Ilha Wake (23 maio).
  • Ainda no ano de 1944 participou dos ataques as Ilhas Palau(6-8 setembro) e Mindanau (9-10 setembro), Okinawa (10 outubro), Ilha de Formosa (12-14 outubro), Ilhas Leyte (24-25 outubro)
  • Em 25 de novembro de 1944 o porta-aviões recebeu um ataque suicida de um avião kamikaze japonês. A ponte de comando e o deck de decolagem, sofreram pesados danos, foram feridos 44 marinheiros e mortos 15.
  • articipou da ocupação da ilha de Mindoro nas Filipinas (14-16 dezembro). Em 18 de dezembro esteve ativo no socorro aos sobreviventes do tufão que atingiu a região, ocasionando severos danos a frota norte-americana
  • Janeiro de 1945, os seus aviões atacaram Formosa, Sakishima, Okinawa, Luzon, Hainan e Hong Kong, e novamente esteve envolvido no socorro a frota, após o tufão ocorrido em 20-21 de janeiro.
  • Durante o restante da guerra, continuou realizando ataques contra a região de Tóquio (16-17, e 25 de fevereiro), para neutralizar o poderio aéreo do inimigo como na destruição da indústria aeronáutica japonesa. Na sequencia missões contra Iwo Jima e as ilhas vizinhas, e a partir de 23 de março até 28 de maio de 1945 foi utilizado principalmente para apoiar a conquista de Okinawa.
O USS Essex apenas encostou uma única vez para manutenção durante a 2ª guerra mundial.

O porta-aviões já modernizado como "CVA" porta-aviões para aeronaves de caça, esteve presente em três oportunidades durante a Guerra da Coréia (25 de junho de 1950 e 27 de julho de 1953).
Aircraft-carrier - Essex


Fontes: Wikipedia