País Origem: Japão
Construtor: Mitsubishi Heavy Industries
Ano de Lançamento: 1991
Deslocamento: 9.500t
Comprimento: 161m
Largura: 21m
Calado: 6,2m
Guarnição: 300 Homens
Velocidade Máxima: 30 nós (56km/h)
Propulsão:
- 4 Ishikawajima Harima/General Electric LM2500-30 turbinas a gás;
- 2 eixos
- 100,000 Cavalos de Potência nos eixos (75 MW)
Autonomia: 4.500 milhas (8.334 km) a 20 nós (37 km/h)
Canhões
- 1 x OTO 127mm 54cal (Calibre: 127mm/Alcance: 23Km)
- 2 x Phalanx CIWS 20 mm
Misseis Superfície-Ar
- Sistema de Lançamento Vertical Mk41 - 90 células
- RIM-66 SM-2MR block4 (Alcance: 240km)
- RIM-161 SM-3 Block IA ABM (Alcance: 500km)
Misseis Superfície-Superfície
- Sistema de lançamento Mk.141
- 8 x Boeing Company Harpoon RGM 84D (Anti-navio; Alcance: 140km)
Misseis Antí-Submarino
- Sistema de Lançamento Vertical Mk41 - 90 células
- RUM-139 VL-Asroc (Alcance: 28km)
Torpedos
- 2 x 3 lançadores Type 68
- Torpedos Type 73 ou Mk-46
Sonares
- Sonar OQS-102
Radares
- Radar Multi-funções AN/SPY-1D (AEGIS)
- 2 x Radar de Pesquisa de Superfície OPS-28
- Controlo de Tiro - FCS-2-21
- Controlo de Tiro - MFCS Mk74
Outros Sistemas
- Comunicações SATCOM, Link 11 & Link 14
- ASWCS (Anti-Submarine Warfare Combat System)
- Interceptor NOLQ-2
O Japão foi o primeiro país (fora dos Estados Unidos) para adquirir a tecnologia AEGIS sistema de defesa da frota, montado nos contra-torpedeiros da classe Kongo. A distância de deteção do sistema AEGIS máximo, o número de alvos simultaneamente controlada, tempo de reação e o alcance dos mísseis é superior em todos os pontos em comparação com o sistema antigo Tartar. O míssil anti-submarino ASROC, juntamente com os mísseis antiaéreos SM2 e SM3, são lançados a partir do VLS (Sistema de Lançamento Vertical) que é encaixado na frente e traseira do navio. A terceira unidade da classe, o JSD Myoko, foi o primeiro com SM2MR Bloco III (o Bloco II foi utilizado nos dois primeiros navios).
O Kongo é uma versão melhorada da classe da Marinha dos EUA Arleigh Burke, deslocando 9.485 toneladas (carga total). É uma partida importante para o Japão em termos de dimensão e capacidade da sua frota de superfície. Embora derivado do contratorpedeiro americano de classe Arleigh Burke, inúmeras mudanças incluem um heliporto muito mais a ré, menos potência e uma suite arma um pouco diferente. Algumas das diferenças entre os Kongo JMSDF e o Arleigh Burke USN são de que o Kongo empregam um sistema de controle de fogo separadas para o canhão de 127 mm [alcance 8.7Nm anti-superfície, antiaérea 3.8nm], que tem uma taxa de disparo mais rápida do que o americano USN Mk 45 de 127 mm. O deslocamento completo do Kongo é maior, 9.485 toneladas para 8.500 toneladas e é cerca de 7 metros mais longo e 3 metros mais largos.
A superestrutura é dominada pelo radar Phased Array, que constitui o núcleo do sistema AEGIS. Junto com estes radares, foi dada atenção às características stealth, resultando num design dá uma impressão diferente da classe anterior. Embora muitas vezes seja dito que a malha do mastro tem comprometido a eficiência do design stealth, aparentemente, a influência do mastro na reflexão de ondas de radar é quase nula.
As vendas militares estrangeiras (FMS) do sistema AEGIS, começaram em 1984, resultando no primeiro caso japonês em 1988. Três navios adicionais foram autorizados em 1990, 1991 e 1993. A USN forneceu o sistema AEGIS AAW e elementos do sistema de seleção de combate, mas o navio e os outros sistemas restantes foram construídos no Japão. Nem todas as partes do sistema AEGIS estão instalados a bordo do navio japonês. O sistema Tomahawk não é exportado, e não há nenhuma função equivalente japonês fornecido. Diversas outras funções também são excluídas do navio japonês.
Em 17 de Dezembro de 2007, o Japão realizou o seu primeiro teste de defesa aérea contra mísseis balísticos no mar. O Japão tornou-se o segundo país do mundo a testar com sucesso um sistema de proteção contra mísseis balísticos. O testo foi um sucesso, e justificou o emprego do sistema de defesa contra mísseis balísticos no mar.
Segundo o Ministério da Defesa, um míssil interceptor SM-3 lançado a partir do navio contratorpedeiro Kongo, conseguiu deter o míssil balístico de alcance médio disparado sem aviso prévio a partir da base militar americana da ilha de Kauai, no Havaí.
O impacto no espaço ocorreu quatro minutos depois do lançamento do míssil de médio alcance.
O desenvolvimento do sistema antimísseis japonês, realizado em conjunto com os Estados Unidos, embora a cooperação gere receios entre os defensores da Constituição pacifista do Japão, que desde a Segunda Guerra Mundial proíbe ao país participar de sistemas coletivos de defesa e conflitos internacionais.
Construtor: Mitsubishi Heavy Industries
Ano de Lançamento: 1991
Deslocamento: 9.500t
Comprimento: 161m
Largura: 21m
Calado: 6,2m
Guarnição: 300 Homens
Velocidade Máxima: 30 nós (56km/h)
Propulsão:
- 4 Ishikawajima Harima/General Electric LM2500-30 turbinas a gás;
- 2 eixos
- 100,000 Cavalos de Potência nos eixos (75 MW)
Autonomia: 4.500 milhas (8.334 km) a 20 nós (37 km/h)
Canhões
- 1 x OTO 127mm 54cal (Calibre: 127mm/Alcance: 23Km)
- 2 x Phalanx CIWS 20 mm
Misseis Superfície-Ar
- Sistema de Lançamento Vertical Mk41 - 90 células
- RIM-66 SM-2MR block4 (Alcance: 240km)
- RIM-161 SM-3 Block IA ABM (Alcance: 500km)
Misseis Superfície-Superfície
- Sistema de lançamento Mk.141
- 8 x Boeing Company Harpoon RGM 84D (Anti-navio; Alcance: 140km)
Misseis Antí-Submarino
- Sistema de Lançamento Vertical Mk41 - 90 células
- RUM-139 VL-Asroc (Alcance: 28km)
Torpedos
- 2 x 3 lançadores Type 68
- Torpedos Type 73 ou Mk-46
Sonares
- Sonar OQS-102
Radares
- Radar Multi-funções AN/SPY-1D (AEGIS)
- 2 x Radar de Pesquisa de Superfície OPS-28
- Controlo de Tiro - FCS-2-21
- Controlo de Tiro - MFCS Mk74
Outros Sistemas
- Comunicações SATCOM, Link 11 & Link 14
- ASWCS (Anti-Submarine Warfare Combat System)
- Interceptor NOLQ-2
- JDS Kongo (DDG-173)
- JDS Kirishima (DDG-174)
- JDS Myoko (DDG-175)
- JDS Chokai (DDG-176)
O Japão foi o primeiro país (fora dos Estados Unidos) para adquirir a tecnologia AEGIS sistema de defesa da frota, montado nos contra-torpedeiros da classe Kongo. A distância de deteção do sistema AEGIS máximo, o número de alvos simultaneamente controlada, tempo de reação e o alcance dos mísseis é superior em todos os pontos em comparação com o sistema antigo Tartar. O míssil anti-submarino ASROC, juntamente com os mísseis antiaéreos SM2 e SM3, são lançados a partir do VLS (Sistema de Lançamento Vertical) que é encaixado na frente e traseira do navio. A terceira unidade da classe, o JSD Myoko, foi o primeiro com SM2MR Bloco III (o Bloco II foi utilizado nos dois primeiros navios).
O Kongo é uma versão melhorada da classe da Marinha dos EUA Arleigh Burke, deslocando 9.485 toneladas (carga total). É uma partida importante para o Japão em termos de dimensão e capacidade da sua frota de superfície. Embora derivado do contratorpedeiro americano de classe Arleigh Burke, inúmeras mudanças incluem um heliporto muito mais a ré, menos potência e uma suite arma um pouco diferente. Algumas das diferenças entre os Kongo JMSDF e o Arleigh Burke USN são de que o Kongo empregam um sistema de controle de fogo separadas para o canhão de 127 mm [alcance 8.7Nm anti-superfície, antiaérea 3.8nm], que tem uma taxa de disparo mais rápida do que o americano USN Mk 45 de 127 mm. O deslocamento completo do Kongo é maior, 9.485 toneladas para 8.500 toneladas e é cerca de 7 metros mais longo e 3 metros mais largos.
A superestrutura é dominada pelo radar Phased Array, que constitui o núcleo do sistema AEGIS. Junto com estes radares, foi dada atenção às características stealth, resultando num design dá uma impressão diferente da classe anterior. Embora muitas vezes seja dito que a malha do mastro tem comprometido a eficiência do design stealth, aparentemente, a influência do mastro na reflexão de ondas de radar é quase nula.
As vendas militares estrangeiras (FMS) do sistema AEGIS, começaram em 1984, resultando no primeiro caso japonês em 1988. Três navios adicionais foram autorizados em 1990, 1991 e 1993. A USN forneceu o sistema AEGIS AAW e elementos do sistema de seleção de combate, mas o navio e os outros sistemas restantes foram construídos no Japão. Nem todas as partes do sistema AEGIS estão instalados a bordo do navio japonês. O sistema Tomahawk não é exportado, e não há nenhuma função equivalente japonês fornecido. Diversas outras funções também são excluídas do navio japonês.
Em 17 de Dezembro de 2007, o Japão realizou o seu primeiro teste de defesa aérea contra mísseis balísticos no mar. O Japão tornou-se o segundo país do mundo a testar com sucesso um sistema de proteção contra mísseis balísticos. O testo foi um sucesso, e justificou o emprego do sistema de defesa contra mísseis balísticos no mar.
Segundo o Ministério da Defesa, um míssil interceptor SM-3 lançado a partir do navio contratorpedeiro Kongo, conseguiu deter o míssil balístico de alcance médio disparado sem aviso prévio a partir da base militar americana da ilha de Kauai, no Havaí.
O impacto no espaço ocorreu quatro minutos depois do lançamento do míssil de médio alcance.
O desenvolvimento do sistema antimísseis japonês, realizado em conjunto com os Estados Unidos, embora a cooperação gere receios entre os defensores da Constituição pacifista do Japão, que desde a Segunda Guerra Mundial proíbe ao país participar de sistemas coletivos de defesa e conflitos internacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário