F-4 U-1 "Corsair"

País Origem: Estados Unidos da América
Construtor: Chance Vought
Função: Caça-Bombardeiro
Peso Vazio: 4,1 ton
Peso máximo/descolagem: 6,6 ton
Comprimento: 10,26 m
Envergadura: 12,50 m
Altura: 4,5 m
Tripulação: 1
Motor: Pratt & Whitney R-2800-8W Radial com injecção de água (2.250Hp)
Velocidade Máxima: 717 km/h a 8.740 metros
Velocidade Cruzeiro: 346 km/h
Altitude máxima: 13.830 metros
Autonomia: 1.617 Km

Canhões
6 metralhadoras de 12,7mm nas asas
Bombas
Carga de Bombas: 908 Kg (podia levar duas bombas de 1000 libras ou dois foguetes médios), mais oito foguetes HVAR de cinco polegadas nas asas

Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia, Argentina, El Salvador, França, Honduras

F-4 U-1 Em 1938, a Marinha Americana abriu concorrência para a construção de um caça leve que pudesse substituir os já quase obsoletos F4F Wildcat. Nenhum dos projectos apresentados satisfez a Marinha, até ser apresentado o projecto de avião feito pela Chance Vought.

Dotado de excelente armamento para a época em que entrou em serviço (1943), o F4U mostrou-se um caça excelente, que se sobressaía tanto em missões de interceptação quanto em missões de bombardeio. Não tinha a mesma manobrabilidade dos Mitsubishi e Kawasaki japoneses, mas as suas seis metralhadoras de 12,7mm transpunham facilmente a fuselagem dos seus inimigos, que quase não possuíam blindagem. Também dispunha de uma excelente carga de bombas para um caça do seu tamanho, podendo carregar até 908kg de bombas. Isso permitia que o F4U carregasse duas bombas de 1000 libras ou, nos últimos anos da guerra, dez foguetes médios.

Logo no seu baptismo de fogo na campanha em Guadalcanal, em Fevereiro de 1943, o F4U (mais tarde apelidado de "Hog" pelos seus pilotos) logrou grande sucesso contra os japoneses, nas mãos do esquadrão VMF-124. Em todas as batalhas das quais participou, obteve considerável sucesso. Além de destruir os caças inimigos, os "Hogs" ainda eram designados para missões de caça a navios inimigos, atacando-os com bombas, e para apoio aero-terrestre, lançando bombas ou foguetes sobre as trincheiras inimigas. Os foguetes ainda permitiram que o "Hog" fosse usado como caça-tanques, função na qual ele obteve sucesso razoável.

A blindagem forte, a grande velocidade, a excelente visão do exterior e o farto armamento compensavam a manobrabilidade que o "Hog" tinha em menor quantidade que os aviões japoneses. Com isso, as condições de luta entre o F4U e o A6M "Zero" chegavam próximas da igualdade (o Zero tinha armamento fraco, visão do exterior ruim, nenhuma blindagem e era mais lento que o F4U, porém, era mais manobrável).


Fontes:
Wikipedia

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