North American F-86 F Sabre

North American F-86 F Sabre
North American F-86 F Sabre
North American F-86 F Sabre
North American F-86 F Sabre
North American F-86 F Sabre
North American F-86 F Sabre
North American F-86 F Sabre
  • País de origem: Estados Unidos da América
  • Tripulação: 1
  • Comprimento: 11,44 m
  • Envergadura: 11,31 m
  • Altura: 4,50 m
  • Peso vazio: 4 940 kg
  • Peso máx. de descolagem: 9 230 kg
  • Propulsão: 1xJ47GE-27 com um impulso de 2 680 Kgf ou 26,30 Kn
  • Velocidade máx. 965km/h
  • Alcance bélico: 410 km
  • Alcance máximo: 1 490 km
  • Teto máximo: 14 600 m


Armamento:
  • Metralhadoras/Canhões: Seis metralhadoras Browning .50 (12,7 mm)
  • Bombas de queda livre ou foguetes até a um máximo de 2 400 Kg incluindo dois depósitos de 760 lt de combustível cada.
  • Posteriormente foram habilitados a transportar e disparar o míssil AIM-9 Sidewinder, a partir do momento em que ficou disponível.
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North American F-86 F Sabre

F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de 1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15.

Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

Em 1955 durante as negociações para a renovação do acordo de cedência da Base Aérea das Lajes aos Estados Unidos, foram solicitados mais aviões F-84G para complementar as 50 unidades a operarem na Base Aérea n.º 2 na Ota, a resposta foi afirmativa e foi ainda proposto o fornecimento do F-86E para constituírem duas esquadras, com a condição de uma das esquadras ficar operar na Base Aérea das Lajes nos Açores.

Os primeiros F-86 começaram a chegar a partir de Agosto de 1958, provenientes dos stocks da USAF. No entanto os 65 aviões fornecidos foram na totalidade do modelo "F" bloco 35 e não do modelo "E" como acordado originalmente, foram elevados ao padrão F-86F bloco 40, com capacidade de transporte e disparo do míssil AIM-9B Sidewinder, os quais foram adquiridos em 1962.


Fontes:
Wikipedia

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