Contratorpedeiro - JDS "Atago" (DDG-177)

Destroyer - JDS Atago DDG177
Destroyer - JDS Atago DDG177
Destroyer - JDS Atago DDG177
País Origem: Japão
Construtor: Mitsubishi Heavy Industries, Nagasaki
Ano de Lançamento: 2005
Deslocamento: 10.000t
Comprimento: 170m
Largura: 21m
Calado: 6,2m
Guarnição: 300 Homens
Velocidade Máxima: 30 nós (56km/h)
Propulsão:
- 4 Ishikawajima Harima/General Electric LM2500-30 turbinas a gás
- 2 eixos
- 100,000 Cavalos de Potência nos eixos (75 MW)
Autonomia: 4.500 milhas (8.334 km) a 20 nós (37 km/h)

Canhões
- 1 x BAE Systems Mk.45 mod 4 (Calibre: 127mm/Alcance: 24Km)
- 2 x Phalanx CIWS 20 mm
Misseis Superfície-Ar
- Sistema de Lançamento Vertical Mk41 - 96 células
- RIM-66 SM-2MR block4 (Alcance: 240km)
- RIM-161 SM-3 Block IA ABM (Alcance: 500km)
Misseis Superfície-Superfície
- Sistema de lançamento Mk.141
- 8 x Type 90 SSM-1B (Anti-navio; Alcance: 150km-200km)
Misseis Antí-Submarino
- RUM-139 VL-Asroc (Alcance: 28km)
Torpedos
- 2 x 3 lançadores HOS302
- Torpedos Type 73 ou Mk-46
Sonares
- Sonar AN/SQS-53C
Radares
- Radar Multi-funções AN/SPY-1D (AEGIS)
- 3 x Controlo de Tiro - AN/SPG-62 FCS
- AN/SQQ-89
- Diretor Ótico Mk 46
- Mk 160 FCS
- Mk 116 FCS
- Radar de Pesquisa de Superfície OPS-28 E
Outros Sistemas
- Interceptor ESM/ECM: NOLQ-2
- 4 x Mark 36 SRBOC

Navios constituintes da classe:

Destroyer - JDS Atago DDG177
Destroyer - JDS Atago DDG177
Destroyer - JDS Atago DDG177
Destroyer - JDS Atago DDG177

A classe Atago é a quinta geração de contratorpedeiros de mísseis guiados (DDG), uma versão melhorada e ampliada da classe Kongo. Ele oferece acomodações amplas e capazes de uma operação flexível. Uma das mudanças mais óbvias é um hangar adicional para transportar um helicóptero SH-60K. Em comparação com a classe Kongo /Arleigh Burke (Flight I), que só tinha plataforma de helicóptero (mas nenhum equipamento de apoio).

O Japão foi o primeiro país (fora dos Estados Unidos) a adquirir a tecnologia AEGIS, sistema de defesa da frota, montado nos contra-torpedeiros da classe Kongo. A distância de deteção do sistema AEGIS máximo, o número de alvos simultaneamente controlada, tempo de reação e o alcance dos mísseis é superior em todos os pontos em comparação com o sistema antigo Tartar.

Para melhorar a função da classe Atago, como centros de comando, a ponte é de dois pisos superiores à classe Arleigh Burke Flight IIA, fazendo seu deslocamento em carga total superior a 10.000 toneladas, sendo a primeira vez que esta tonelagem é ultrapassada por um navio de combate de superfície JMSDF. O calibre arma estendeu a partir do calibre 54 da classe Kongō para o calibre 62 com reforço de poder de carga, capazes de tiro com alcance de 38 km. Juntamente com outro navios japoneses, está a ser reequipado com mísseis guiados Type-90 em detrimento dos de fabricação americana Harpoon.

O sistema de controle de tiro para o Atago é “Aegis Base Weapon System 7 base 1”, que vai combinar sistemas americano e japonês. O “Aegis Base Weapon System 7” melhorou a precisão de acompanhamento para alvos verticais, e uma capacidade de aquisição para pequenos alvos a baixa altitude em comparação com a linha de “Base Weapon System Aegis 4 e 5”, usado na classe Kongō. O Atago também usa um novo mastro de estrutura lisa, originalmente concebido no Japão, em vez de mastro tipo familiar treliça. Também se alterou o desenho das Chaminés, e outras melhorias também foram introduzidas para tornar o Atago mais furtivos.

Em 19 de fevereiro de 2008, o Atago colidiu e destruiu um barco de pesca civil. Dois pescadores estão desaparecidos. Acredita-se que o Atago terá sido o responsável pelo acidente.


Fontes:
Wikipedia

Contratorpedeiro - USS "Winston S. Churchill" (DDG-81)

País Origem:Estados Unidos da América
Construtor: Bath Iron Works
Ano de Lançamento: 1999
Deslocamento: 9.300t
Comprimento: 155,3m
Largura: 20m
Calado: 9,4m
Guarnição: 380 Homens
Velocidade Máxima: 30 nós (56km/h)
Propulsão:
- 4 General Electric LM2500-30 turbinas a gás
- 2 eixos
- 108,000 Cavalos de Potência nos eixos (4 x 27.000 cavalos) (75 MW)
Autonomia: 4.400 milhas (8.100 km) a 20 nós (37 km/h)

Canhões
- 1 x 127mm 5"/62 Mk.45 (Alcance: 24Km)
- 2 x Phalanx CIWS 20 mm
Misseis Superfície-Ar
- Sistema de Lançamento Vertical Mk41 - 96 células
- RIM-66 SM-2MR block4 (Alcance: 240km)
- RIM-161 SM-3 Block IA ABM (Alcance: 500km)
Misseis Superfície-Superfície
- BGM-109 Tomahawk ASM/LAM (Alcance: 2.500km)
Misseis Antí-Submarino
- RUM-139 VL-Asroc (Alcance: 28km)
Torpedos
- 2 x 3 lançadores Mk.32
- Torpedos Mk-46 ou Mk-50
Aeronaves Embarcadas
- 2 x SH-60 Seahawk
Sonares
- AN/SQS-53C Sonar Array
- AN/SQR-19 Tactical Towed Array Sonar
Radares
- Radar Multi-funções AN/SPY-1D
- 2 x Radar de Pesquisa de Superfície AN/SPS-67 (V)
- Radar de Pesquisa de Superfície AN/SPS-64(V)9
- AN/SQR-19 Tactical Towed Array Sonar
- AN/SQQ-28 LAMPS III Shipboard System
Outros Sistemas
- Sistema de Guerra Electrónica AN/SLQ-32(V)2
- Contramedidas Antí-torpedo AN/SLQ-25 Nixie
- MK 36 MOD 12 Decoy Launching System
- AN/SLQ-39 CHAFF Buoys
Flight I:
USS Arleigh Burke (DDG-51)
USS Barry (DDG-52)
USS John Paul Jones (DDG-53)
USS Curtis Wilbur (DDG-54)
USS Stout (DDG-55)
USS John S. McCain (DDG-56)
USS Mitscher (DDG-57)
USS Laboon (DDG-58)
USS Russell (DDG-59)
USS Paul Hamilton (DDG-60)
USS Ramage (DDG-61)
USS Fitzgerald (DDG-62)
USS Stethem (DDG-63)
USS Carney (DDG-64)
USS Benfold (DDG-65)
USS Gonzalez (DDG-66)
USS Cole (DDG-67)
USS The Sullivans (DDG-68)
USS Milius (DDG-69)
USS Hopper (DDG-70)
USS Ross (DDG-71)
Flight II
USS Mahan (DDG-72)
USS Decatur (DDG-73)
USS McFaul (DDG-74)
USS Donald Cook (DDG-75)
USS Higgins (DDG-76)
USS O'Kane (DDG-77)
USS Porter (DDG-78)
Flight IIA
USS Oscar Austin (DDG-79)
USS Roosevelt (DDG-80)
USS Winston S. Churchill (DDG-81)
USS Lassen (DDG-82)
USS Howard (DDG-83)
USS Bulkeley (DDG-84)
USS McCampbell (DDG-85)
USS Shoup (DDG-86)
USS Mason (DDG-87)
USS Preble (DDG-88)
USS Mustin (DDG-89)
USS Chafee (DDG-90)
USS Pinckney (DDG-91)
USS Momsen (DDG-92)
USS Chung-Hoon (DDG-93)
USS Nitze (DDG-94)
USS James E. Williams (DDG-95)
USS Bainbridge (DDG-96)
USS Halsey (DDG-97)
USS Forrest Sherman (DDG-98)
USS Farragut (DDG-99)
USS Kidd (DDG-100)
USS Gridley (DDG-101)
USS Sampson (DDG-102)
USS Truxtun (DDG-103)
USS Sterett (DDG-104)
USS Dewey (DDG-105)
USS Stockdale (DDG-106)
USS Gravely (DDG-107)
USS Wayne E. Meyer (DDG-108)
USS Jason Dunham (DDG-109)
USS William P. Lawrence (DDG-110)
USS Spruance (DDG-111)
USS Michael Murphy (DDG-112)


USS Winston S. Churchill (DDG-81)Os Contratorpedeiros da classe "Arleigh Burke", são uma das classes de contratorpedeiros da Marinha dos Estados Unidos, estando construída em torno do sistema de combate Aegis e do Radar Multi-função SPY-1D. O primeiro navio foi encomendado em 4 de Julho de 1991. Após o encerramento da última classe de contratorpedeiros da classe "Spruance", USS Cushing, em 21 de setembro de 2005, a classe "Arleigh Burke" tornou-se na única classe de contratorpedeiros ao serviço da Marinha dos Estados Unidos.

O USS Churchill é o único navio da Marinha dos EUA a ter atribuído permanentemente um Oficial da Royal Navy. A Marinha dos EUA tinha permanentemente um Oficial a bordo do navio da Marinha Real, HMS Marlborough, até sua desativação em 8 de julho de 2005. O USS Churchill é também o único navio da Marinha EUA a pilotar um estandarte estrangeiro.

Em 14 de Maio de 2001, o USS Churchill efetuou ensaios de choque ao largo da costa da Flórida. Estes ensaios submeteram o navio a detonações subaquáticas de curto alcance, cada uma consistindo de 7 toneladas de explosivos, e foram realizados para coletar dados referentes a capacidade de sobrevivência do navio e resistência a danos em ambientes de ameaça moderna. O USS Churchill sofreu danos menores durante estes testes.

Em 14 de Setembro de 2001, (três dias depois das 11 de setembro de 2001 ataques), o contratorpedeiro da Marinha alemã “Lutjens” passou perto do USS Churchill e prestou homenagem, exibindo uma bandeira leitura onde se lia "We Stand By You".

Em janeiro de 2003, participou em missão conjunta com o USS Theodore Roosevelt (CVN-71) em apoio à Operação Liberdade Iraquiana, disparando vários mísseis Tomahawk.

Em 22 de agosto de 2005, Churchill envolveu-se numa colisão menor com McFaul ao largo da costa de Jacksonville, Florida. Ambos os navios sofreram danos menores e não houve feridos. Ambos os navios retornaram à sua Base Naval de Norfolk sob seus próprios meios.

Em 22 de janeiro de 2006 Winston S. Churchill capturou um navio pirata suspeita no Oceano Índico, como parte de um esforço contínuo para ajudar a manter a lei e a ordem na região.


Fontes:
Wikipedia