País Origem: Estados Unidos da América
Construtor: McDonnell Douglas / British Aerospace / Boeing / BAE Systems
Função: Avião de Ataque de descolagem Vertical - STOL/V/STOL
Peso Vazio: 6.340kg
Peso máximo/descolagem: 14.100kg
Comprimento: 14,12m
Envergadura: 9,25m
Altura: 3,55m
Numero de suportes p/ armas: 7
Tripulação: 1
Motor: 1 x Rolls-Royce F402-RR-408, 23 800 lbf (106 kN) thrust
Velocidade Máxima: 1.065 km/h
Altitude máxima: 15.000 Metros
Autonomia: 2.200km
Autonomia Combate: 1.100 Km
Canhões
- 1 × GAU-12U "Equalizer" 25mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Misseis Ar-Superfície
- AGM-65 Maverick (Alcance: 27 km)
- AGM-84 D Harpoon (Alcance: 220 km)
Bombas
- Mk.82, 500 pound bombs
Radares
- Raytheon Systems AN/APG-65 - Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 136Km)
Estados Unidos, Itália, Espanha
Os aviões do tipo «Harrier», foram as primeiras aeronaves de asa fixa e descolagem vertical a entrar em operação.
Este tipo de solução começou a ser estudada desde o inicio dos anos 60 e foram efectuados vários testes durante esse periodo, os quais acabaram por ajudar a redefinir os conceitos de utilização do poder aéreo por parte da Grã Bretanha.
Os Harrier, deveriam servir como aeronaves da força aérea britânica, para função de ataque ao solo, e os primeiros Harrier colocados ao serviço serviam para esta função.
Quando a decisão da Royal Navy de cancelar os planos de desactivação da sua frota de porta-aviões, foi introduzido o conceito de cruzador de coberta-corrida, um eufemismo para designar um pequeno porta-aviões, com capacidade para operar aeronaves de descolagem vertical.
É como resultado disto, que se decide produzir uma versão do Harrier destinado à operação a partir de porta-aviões, que será conhecida como Sea-Harrier.
Harrier II é a segunda geração de aviões a jacto STOL/V/STOL de ataque ligeiro, utilizado pelos Corpo de Marines dos Estados Unidos, Força Aérea Real (RAF), Marinha da Espanha e a Marinha da Itália. O Harrier é conhecido pela sua capacidade de descolagem vertical.
O avião é conhecido por AV-8B Harrier II no seio dos Marines, e pela RAF como GR7/GR9. O AV-8A foi um Hawker Siddeley Harrier GR.3 não modificado, requisitado pelos Marines. O AV-8B é um redesenho deste avião, incorporando novas asas de compósito, novo cockpit e aviónica, bem como um motor, mais potente. As novas asas possibilitam a decolagem de cargas superiores em peso, bem como de armamento, embora o motor mais potente do Harrier II seja mais lento em 80 km/h (50 mph) que o seu predecessor.
O AV-8B entrou no activo a Janeiro de 1985 com um custo de 21,6 milhões de dólares cada.
Construtor: McDonnell Douglas / British Aerospace / Boeing / BAE Systems
Função: Avião de Ataque de descolagem Vertical - STOL/V/STOL
Peso Vazio: 6.340kg
Peso máximo/descolagem: 14.100kg
Comprimento: 14,12m
Envergadura: 9,25m
Altura: 3,55m
Numero de suportes p/ armas: 7
Tripulação: 1
Motor: 1 x Rolls-Royce F402-RR-408, 23 800 lbf (106 kN) thrust
Velocidade Máxima: 1.065 km/h
Altitude máxima: 15.000 Metros
Autonomia: 2.200km
Autonomia Combate: 1.100 Km
Canhões
- 1 × GAU-12U "Equalizer" 25mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Misseis Ar-Superfície
- AGM-65 Maverick (Alcance: 27 km)
- AGM-84 D Harpoon (Alcance: 220 km)
Bombas
- Mk.82, 500 pound bombs
Radares
- Raytheon Systems AN/APG-65 - Multi-modo/Pulso Dopler (Alcance médio: 136Km)
Estados Unidos, Itália, Espanha
Os aviões do tipo «Harrier», foram as primeiras aeronaves de asa fixa e descolagem vertical a entrar em operação.
Este tipo de solução começou a ser estudada desde o inicio dos anos 60 e foram efectuados vários testes durante esse periodo, os quais acabaram por ajudar a redefinir os conceitos de utilização do poder aéreo por parte da Grã Bretanha.
Os Harrier, deveriam servir como aeronaves da força aérea britânica, para função de ataque ao solo, e os primeiros Harrier colocados ao serviço serviam para esta função.
Quando a decisão da Royal Navy de cancelar os planos de desactivação da sua frota de porta-aviões, foi introduzido o conceito de cruzador de coberta-corrida, um eufemismo para designar um pequeno porta-aviões, com capacidade para operar aeronaves de descolagem vertical.
É como resultado disto, que se decide produzir uma versão do Harrier destinado à operação a partir de porta-aviões, que será conhecida como Sea-Harrier.
Harrier II é a segunda geração de aviões a jacto STOL/V/STOL de ataque ligeiro, utilizado pelos Corpo de Marines dos Estados Unidos, Força Aérea Real (RAF), Marinha da Espanha e a Marinha da Itália. O Harrier é conhecido pela sua capacidade de descolagem vertical.
O avião é conhecido por AV-8B Harrier II no seio dos Marines, e pela RAF como GR7/GR9. O AV-8A foi um Hawker Siddeley Harrier GR.3 não modificado, requisitado pelos Marines. O AV-8B é um redesenho deste avião, incorporando novas asas de compósito, novo cockpit e aviónica, bem como um motor, mais potente. As novas asas possibilitam a decolagem de cargas superiores em peso, bem como de armamento, embora o motor mais potente do Harrier II seja mais lento em 80 km/h (50 mph) que o seu predecessor.
O AV-8B entrou no activo a Janeiro de 1985 com um custo de 21,6 milhões de dólares cada.
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