Caça Bombardeiro - F-4 E/J "Phantom"

País Origem:Estados Unidos da América
Construtor: McDonnell Douglas
Função: Caça Bombardeiro
Peso Vazio: 12.930kg
Peso máximo/descolagem: 26.300kg
Comprimento: 19,2m
Envergadura: 11,7m
Altura: 5,0m
Numero de suportes p/ armas: 9
Tripulação: 2
Motor: 2 Motores General Electric J79
Velocidade Máxima: 2.305 km/h (Mach 2.23)
Velocidade Cruzeiro: 940 km/h
Altitude máxima: 18.300 m
Autonomia: 2.600km
Autonomia Combate: 865 km

Canhões
- 1 x M61 Vulcan 20 mm (640 Munições)
Misseis Ar-Ar
- 4 x AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- 4 x Python-3 (F-4 Kurnass 2000)
- 4 x IRIS-T (F-4E Força Aérea Grega)
- 4 x AIM-7 Sparrow (Alcance: 32 a 50 km)
- 8 x AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Misseis Ar-Superfície
- 8 x AGM-65 Maverick (Alcance: 27 km)
- 4 x AGM-62 Walleye
- 4 x AGM-45 Shrike
- 4 x AGM-88 HARM (Alcance: 106 km)
- 4 x AGM-78 Standard ARM
Bombas
- 4 x GBU-15
- 18 x Mk.82, GBU-12
- 5 x Mk.84, GBU-10, GBU-14
- 18 x CBU-87, CBU-89, CBU-58
Radares
- Westinghouse Electric Corporation AN/AWG-10B (F-4J/S) radar.
- AN/AWG-10C produzido por Ferranti (F-4K/FG.1 (UK))

Estados Unidos, Austrália, Egipto, Alemanha, Grécia, Irão, Israel, Japão, Coreia do Sul, Espanha, Turquia, Reino Unido

O F4H Phantom II ("F-4 Phantom" após 1962) é um caça-bombardeiro supersónico de um lugar nas versôes A,B,C,D,E e dois no resto.longo alcance, operacional em todas as condições meteorológicas originalmente construído pela McDonnell Douglas Corporation (originalmente pela McDonnell Aircraft Corporation). Foi operado pelas Marinha e Força Aérea dos EUA, entre 1961 e 1995. Ainda é utilizado noutros países. As suas missões principais são: intercepção de longo alcance e alta altitude, utilizando mísseis ar-ar; missões de ataque de longo alcance utilizando armamento convencional ou nuclear; missões de apoio aéreo próximo utilizando bombas rockets ou mísseis. Foi um dos poucos modelos de avião a ser utilizado na Marinha, nos Marines e na Força Aérea dos EUA. Foi um dos aviões com maior período de utilização no pós-guerra.

F-4 E/J CockpitO primeiro vôo ocorreu em 27 de Maio de 1958, tendo o avião sido inicialmente desenvolvido para defesa de frota para a Marinha dos EUA. A produção terminou em 1979 após a construção de mais de 5.000 unidades -- mais de 2.800 para a Força Aérea, cerca de 1.200 para a Marinha e os Fuzileiros e o resto para outros países.

O F4 Phantom II foi um avião projectado numa época em que se acreditava francamente no poder das armas teleguiadas. Pois naquela época, havia uma corrente de pensamento em que se cria que os combates aéreos não mais existiriam. Dispensando assim, a necessidade de aeronaves ágeis e, principalmente com armas de curto alcance, tais como metralhadoras e canhões. De forma que, ele foi projectado para ser um interceptor puro cuja finalidade era, como o próprio nome sugere, interceptar e derrubar as possíveis ameaças soviéticas aos Portas-aviões da Marinha dos Estados Unidos. Mas as coisas não aconteceram exactamente como os militares previram! Primeiro que a tecnologia da época, não conseguia tanta precisão assim e; segundo: faltou combinar com os inimigos de plantão da época para deixar que os seus aviões ficassem parados numa posição francamente favorável aos tiros de misseis.


Fontes:
Wikipedia

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