País Origem: Estados Unidos da América
Construtor: Lockheed Martin e Boeing
Função: Caça de Superioridade Aérea / Multirole
Peso Vazio: 14.365kg
Peso máximo/descolagem: 36.288kg
Comprimento: 18,90m
Envergadura: 13,60m
Altura: 5,10m
Numero de suportes p/ armas: 4 internos e 4 externos
Tripulação: 1
Motor: 2 x turbofans Pratt & Whitney F119-PW-100 de impulso vectorial
Velocidade Máxima: 2.410 km/h
Velocidade Cruzeiro: 1480 Km/h
Supercruiser: 1.960 km/h
Altitude máxima: 20.000 m
Autonomia: 3.220km
Autonomia Combate: 760 km
Canhões
- 1 x M61A2 de 20 mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Bombas
- GBU-39 SDB
- GBU-31
- JDAM
Radares
- Northrop-Grumman/Westinghouse AN/APG-77 - tipo AESA (Alcance médio: 173Km)
- Radar de detecção AN/AAR-56
- Detector de emissão de rádio de radar AN/ALR-94
Estados Unidos da América
Em 1981, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) abriu um requerimento de um novo caça de superioridade aérea, o Advanced Tactical Fighter (ATF), para substituir o F-15 Eagle. ATF foi um programa de demonstração e validação realizadas pela USAF para desenvolver a próxima geração de caças de superioridade aérea. Era previsto o ATF incorporar tecnologias emergentes, incluindo ligas avançadas e materiais compostos avançados, sistema fly-by-wire, sistemas de propulsão mais avançados e tecnologia de invisibilidade (stealth).
Lockheed/Boeing/General Dynamics e Northrop/McDonnell Douglas foram seleccionadas em outubro de 1986 para realizar uma demonstração dentro de 50 meses, culminando no teste de voo de dois protótipos, o YF-22 e o YF-23, respectivamente. Em 23 de abril de 991, o Lockheed YF-22 foi anunciado como o vencedor da disputa do ATF.
Apesar dos custos, por muitos anos o F-22 não foi usado em combate, o que levou a críticas por parte de muitos analistas, afirmando que o avião poderia ser um desperdício de dinheiro. Desde o começo da década de 2000, aviões deste tipo foram enviados a diversas bases militares americanas, especialmente na Ásia e Europa. Em setembro de 2014, caças F-22 participaram de uma ofensiva aérea contra a Síria, que vivia uma guerra civil. Esta foi a primeira missão de combate na história da aeronave.
Em agosto de 2015, os Estados Unidos enviaram um esquadrão de quatro caças F-22 para a base aérea de Spangdahlem, na Alemanha, para reforçar a presença militar americana na Europa contra uma possível ameaça russa.
No seu radar Nothrop Grumman AN/APG-77, existem 1500 pequenos dispositivos, como células, chamados módulos de transmissão e recepção (TRM) que emitem feixes de radar em diversas direções, simultaneamente, e recebem os reflexos dessas emissões, permitindo uma varredura de 120 º isenta de intervalos como ocorre com os radares de varredura mecânica que emitem apenas um feixe de sua antena que fica movendo-se para poder fazer o rastreio de toda a área frontal do caça. Assim a precisão da localização do alvo é maior, e há também uma maior capacidade de rastrear alvos com pequena assinatura de radar.
O F-22 Raptor é um marco na capacidade de combate aéreo da Força Aérea dos Estados Unidos revolucionando o combate aéreo do século XXI, e foi concebido como um ícone do poderio aéreo dos Estados Unidos por muitos anos ainda.
Construtor: Lockheed Martin e Boeing
Função: Caça de Superioridade Aérea / Multirole
Peso Vazio: 14.365kg
Peso máximo/descolagem: 36.288kg
Comprimento: 18,90m
Envergadura: 13,60m
Altura: 5,10m
Numero de suportes p/ armas: 4 internos e 4 externos
Tripulação: 1
Motor: 2 x turbofans Pratt & Whitney F119-PW-100 de impulso vectorial
Velocidade Máxima: 2.410 km/h
Velocidade Cruzeiro: 1480 Km/h
Supercruiser: 1.960 km/h
Altitude máxima: 20.000 m
Autonomia: 3.220km
Autonomia Combate: 760 km
Canhões
- 1 x M61A2 de 20 mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Bombas
- GBU-39 SDB
- GBU-31
- JDAM
Radares
- Northrop-Grumman/Westinghouse AN/APG-77 - tipo AESA (Alcance médio: 173Km)
- Radar de detecção AN/AAR-56
- Detector de emissão de rádio de radar AN/ALR-94
Estados Unidos da América
Em 1981, a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) abriu um requerimento de um novo caça de superioridade aérea, o Advanced Tactical Fighter (ATF), para substituir o F-15 Eagle. ATF foi um programa de demonstração e validação realizadas pela USAF para desenvolver a próxima geração de caças de superioridade aérea. Era previsto o ATF incorporar tecnologias emergentes, incluindo ligas avançadas e materiais compostos avançados, sistema fly-by-wire, sistemas de propulsão mais avançados e tecnologia de invisibilidade (stealth).
Lockheed/Boeing/General Dynamics e Northrop/McDonnell Douglas foram seleccionadas em outubro de 1986 para realizar uma demonstração dentro de 50 meses, culminando no teste de voo de dois protótipos, o YF-22 e o YF-23, respectivamente. Em 23 de abril de 991, o Lockheed YF-22 foi anunciado como o vencedor da disputa do ATF.
Apesar dos custos, por muitos anos o F-22 não foi usado em combate, o que levou a críticas por parte de muitos analistas, afirmando que o avião poderia ser um desperdício de dinheiro. Desde o começo da década de 2000, aviões deste tipo foram enviados a diversas bases militares americanas, especialmente na Ásia e Europa. Em setembro de 2014, caças F-22 participaram de uma ofensiva aérea contra a Síria, que vivia uma guerra civil. Esta foi a primeira missão de combate na história da aeronave.
Em agosto de 2015, os Estados Unidos enviaram um esquadrão de quatro caças F-22 para a base aérea de Spangdahlem, na Alemanha, para reforçar a presença militar americana na Europa contra uma possível ameaça russa.
No seu radar Nothrop Grumman AN/APG-77, existem 1500 pequenos dispositivos, como células, chamados módulos de transmissão e recepção (TRM) que emitem feixes de radar em diversas direções, simultaneamente, e recebem os reflexos dessas emissões, permitindo uma varredura de 120 º isenta de intervalos como ocorre com os radares de varredura mecânica que emitem apenas um feixe de sua antena que fica movendo-se para poder fazer o rastreio de toda a área frontal do caça. Assim a precisão da localização do alvo é maior, e há também uma maior capacidade de rastrear alvos com pequena assinatura de radar.
O F-22 Raptor é um marco na capacidade de combate aéreo da Força Aérea dos Estados Unidos revolucionando o combate aéreo do século XXI, e foi concebido como um ícone do poderio aéreo dos Estados Unidos por muitos anos ainda.
- "F-22 é a única aeronave que combina velocidade de supercruzeiro, super-agilidade, stealth e fusão de sensores em uma única plataforma de ar dominante."
— Lockheed Martin em Lockheed Martin Recognized For Excellence In F-22 Raptor Sustainment
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