Construtor: Eurofighter GmbH
Função: Caça multifunção
Peso Vazio: 11 000kg
Peso máximo/descolagem: 23 500kg
Comprimento: 15,96
Envergadura: 10,95m
Altura: 5,28m
Numero de suportes p/ armas: 13
Tripulação: 1 / 2(treino)
Motor: 2 × Eurojet EJ200, turbofan de pós-combustão
Velocidade Máxima: 2 495km/h, Mach 2.0+
Velocidade Supercruise: Mach 1.5
Altitude máxima: 19 812m
Autonomia: 2 900km
Autonomia Combate: 1 389km
Canhões
- 1 × canhão Mauser MK 27 (27 mm)
- AIM-120 AMRAAM
- AIM-132 ASRAAM
- AIM-9 Sidewinder
- IRIS-T
- MBDA Meteor Misseis Ar-Superfície
- AGM-65 Maverick
- AGM-88 HARM
- Brimstone
- Taurus KEPD 350
- Storm Shadow/Scalp EG
- SPEAR
- Paveway II/III/Enhanced Paveway
- 500-lb Paveway IV
- Small Diameter Bomb
- Joint Direct Attack Munition (JDAM)
- HOPE/HOSBO
- Spice 250
- Euroradar CAPTOR Radar
- Passive Infra-Red Airborne Tracking Equipment
- Praetorian DASS
- Damocles (targeting pod)
- LITENING III laser targeting pod
- Sniper Advanced Targeting Pod
- Alemanha
- Áustria
- Espanha
- Itália
- Reino Unido
- Kuwait
- Oman
- Qatar
- Arábia Saudita
O Eurofighter Typhoon é um avião de caça multifunção europeu, desenvolvido por um programa conjunto envolvendo as empresas Alenia Aeronautica, BAE Systems e pela ADS (Airbus Defence and Space), ex-EADS e os governos do Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.
O desenvolvimento da aeronave começou efetivamente em 1983 com o programa Future European Fighter Aircraft, uma colaboração multinacional entre o Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha. Desentendimentos sobre a autoridade do projeto e os requisitos operacionais levaram a França a deixar o consórcio para desenvolver o Dassault Rafale de forma independente.
Uma aeronave de demonstração de tecnologia, a British Aerospace EAP, voou pela primeira vez em 6 de agosto de 1986.
O primeiro protótipo do Eurofighter finalizado fez seu primeiro vôo em 27 de março de 1994
O nome da aeronave, Typhoon, foi adotado em setembro de 1998 e os primeiros contratos de produção também foram assinados naquele ano. O fim repentino da Guerra Fria reduziu a demanda europeia por aviões de caça e levou ao debate sobre o custo da aeronave e a participação no trabalho, além de prolongar o desenvolvimento do Typhoon: o Typhoon entrou em serviço operacional em 2003 e agora está em serviço nas forças aéreas da Áustria, Itália , Alemanha, Reino Unido, Espanha, Arábia Saudita e Omã. Kuwait e Qatar também encomendaram a aeronave, elevando o total de aquisições para 623 aeronaves em 2019.
O Eurofighter Typhoon é uma aeronave altamente ágil, projetada para ser um dogfighter extremamente eficaz em combate. As aeronaves de produção posterior têm sido cada vez mais bem equipadas para realizar missões de ataque ar-superfície e para serem compatíveis com um número crescente de armamentos e equipamentos diferentes, incluindo os mísseis Storm Shadow e Brimstone.
O Eurofighter Typhoon representa o pico da tecnologia colaborativa britânica, alemã, italiana e espanhola, e é um dos maiores programas militares colaborativos da Europa A sua tecnologia inova em vários aspetos, como por exemplo, a capacidade de voar em supercruise (alcançar a velocidade supersónica por longos períodos sem o uso do pós combustão).
O Typhoon teve sua estreia em combate durante a intervenção militar de 2011 na Líbia com a Royal Air Force (RAF) do Reino Unido e a Força Aérea Italiana, realizando reconhecimento aéreo e missões de ataque ao solo.
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