País Origem: Alemanha / França
Construtor: Dassault/Dornier
Função: Caça Bombardeiro / Treino Avançado
Peso Vazio: 4.650kg
Peso máximo/descolagem: 16.500kg
Comprimento: 12,91m
Envergadura: 9,11m
Altura: 4,19m
Número de suportes p/ armas: 4
Tripulação: 2
Motor: 2 x motores SAFRAN/SNECMA Larzac-04 C20
Velocidade Máxima: 1.160 km/h
Velocidade Cruzeiro: 972 km/h
Altitude máxima: 14.021 m
Autonomia: 2.600km
Autonomia Combate: 750 km
Canhões
- 1 x DEFA 30mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- Matra R550 Magic-II (Alcance: 15 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Misseis Ar-Superfície
- AGM-65 Maverick (Alcance: 27 km)
Bombas
- Hunting BL755
O Alphajet, é o resultado da cooperação entre a França e a Alemanha, para produzir um avião de treino avançado, que tivesse capacidade para ataque ao solo e apoio táctico.
A Força Aérea Francesa decidiu utilizar o avião primariamente para treino, a primeira produção de Alpha Jet destinada à França realizou o seu primeiro vôo a 4 de Novembro de 1978. A variante francesa foi designada de "Alpha Jet E", (E de École, "escola" em francês). As primeiras entregas na França para experimentação no serviço foram a 4 de novembro de 1978, substituindo o Canadair T-33 no treino em jacto e o Dassault Mystère IV no treino de armamento. 176 Alpha Jet foram entregues até 1985, não tendo sido produzidos os planeados 200.
A Luftwaffe decidiu usar o Alpha Jet principalmente como avião de ataque ligeiro. A primeira produção de Alpha Jet alemã fez o seu baptismo de vôo a 12 de abril de 1978, tendo sido a versão germânica designada de "Alpha Jet A" (A de Appui Tactique, Guerra Táctica em português). Até 1983, a Força Aérea Alemã recebeu 175 aparelhos, que substituiram o Fiat G.91. Embora os Alpha Jet fossem construídos tanto na Alemanha quanto na França, o fabrico das diferentes variantes foi dividida pelos dois países, com plantas em cada país realizaram a montagem final e check-out. Os quatro protótipos permaneceram em serviço, como bancos de ensaio, por exemplo, para avaliação de uma asa de grafite epóxi-composto e melhores variantes de motor Larzac.
O Alphajet pode também ser utilizado como caça-bombardeiro subsónico, embora essa não seja a função para a qual foi desenhado, embora a sua grande versatilidade conte como um ponto a seu favor.
O Alphajet está equipado com sistemas relativamente modernos embora já bastante comuns em aeronaves actuais, como o HUD (Head Up Display) que facilida a vida ao piloto, mas os sistemas de tiro e pontaria são relativamente rudimentares embora precisos.
O "Head-up-display" permite ao piloto receber a informação necessária de vários sistemas sem ter que desviar a atenção do espaço exterior. Os computadores de Tiro e Navegação são bastante precisos e permitem uma grande flexibilidade na execução das missões de ataque. Existem ainda, outros equipamentos que visam proporcionar ao tripulante capacidade de sobrevivência em combate.
Construtor: Dassault/Dornier
Função: Caça Bombardeiro / Treino Avançado
Peso Vazio: 4.650kg
Peso máximo/descolagem: 16.500kg
Comprimento: 12,91m
Envergadura: 9,11m
Altura: 4,19m
Número de suportes p/ armas: 4
Tripulação: 2
Motor: 2 x motores SAFRAN/SNECMA Larzac-04 C20
Velocidade Máxima: 1.160 km/h
Velocidade Cruzeiro: 972 km/h
Altitude máxima: 14.021 m
Autonomia: 2.600km
Autonomia Combate: 750 km
Canhões
- 1 x DEFA 30mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- Matra R550 Magic-II (Alcance: 15 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Misseis Ar-Superfície
- AGM-65 Maverick (Alcance: 27 km)
Bombas
- Hunting BL755
- Alemanha
- Bélgica
- Camarões
- Costa do Marfim
- Egipto
- França
- Marrocos
- Nigéria
- Portugal
- Qatar
- Reino Unido
- Tailândia
- Togo
O Alphajet, é o resultado da cooperação entre a França e a Alemanha, para produzir um avião de treino avançado, que tivesse capacidade para ataque ao solo e apoio táctico.
A Força Aérea Francesa decidiu utilizar o avião primariamente para treino, a primeira produção de Alpha Jet destinada à França realizou o seu primeiro vôo a 4 de Novembro de 1978. A variante francesa foi designada de "Alpha Jet E", (E de École, "escola" em francês). As primeiras entregas na França para experimentação no serviço foram a 4 de novembro de 1978, substituindo o Canadair T-33 no treino em jacto e o Dassault Mystère IV no treino de armamento. 176 Alpha Jet foram entregues até 1985, não tendo sido produzidos os planeados 200.
A Luftwaffe decidiu usar o Alpha Jet principalmente como avião de ataque ligeiro. A primeira produção de Alpha Jet alemã fez o seu baptismo de vôo a 12 de abril de 1978, tendo sido a versão germânica designada de "Alpha Jet A" (A de Appui Tactique, Guerra Táctica em português). Até 1983, a Força Aérea Alemã recebeu 175 aparelhos, que substituiram o Fiat G.91. Embora os Alpha Jet fossem construídos tanto na Alemanha quanto na França, o fabrico das diferentes variantes foi dividida pelos dois países, com plantas em cada país realizaram a montagem final e check-out. Os quatro protótipos permaneceram em serviço, como bancos de ensaio, por exemplo, para avaliação de uma asa de grafite epóxi-composto e melhores variantes de motor Larzac.
O Alphajet pode também ser utilizado como caça-bombardeiro subsónico, embora essa não seja a função para a qual foi desenhado, embora a sua grande versatilidade conte como um ponto a seu favor.
O Alphajet está equipado com sistemas relativamente modernos embora já bastante comuns em aeronaves actuais, como o HUD (Head Up Display) que facilida a vida ao piloto, mas os sistemas de tiro e pontaria são relativamente rudimentares embora precisos.
O "Head-up-display" permite ao piloto receber a informação necessária de vários sistemas sem ter que desviar a atenção do espaço exterior. Os computadores de Tiro e Navegação são bastante precisos e permitem uma grande flexibilidade na execução das missões de ataque. Existem ainda, outros equipamentos que visam proporcionar ao tripulante capacidade de sobrevivência em combate.
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