Saab 39 C - Gripen

Saab 39 C - Gripen
Saab 39 C - Gripen
Saab 39 C - Gripen
País Origem: Suécia
Construtor: Saab AB
Função: Caça multifunção
Peso Vazio: 6 800 kg
Peso máximo/descolagem: 14 000 kg
Comprimento: 14,10m
Envergadura: 8,40m
Altura: 4,50m
Numero de suportes p/ armas: 10
Tripulação: 1 / 2
Motor: 1 × Volvo RM12 afterburning turbofan
Velocidade Máxima: 2,460 km/h, Mach 2.0+
Altitude máxima: 16 000m
Autonomia: 4 000km
Autonomia Combate: 1 500km
Canhões
  • 1 × canhão Mauser BK-27 (27 mm) com 120 munições
Misseis Ar-Ar
  • AIM-120 AMRAAM
  • MBDA MICA
  • AIM-9 Sidewinder
  • IRIS-T
  • MBDA Meteor
  • A-Darter
  • Misseis Ar-Superfície
    • AGM-65 Maverick
    • KEPD.350
    • Rbs.15F anti-ship missile
    Bombas
    • GBU-12 Paveway II laser-guided bomb
    • Bk.90 cluster bomb
    • Mark 82 bombs
    Radares
    • PS-05/A Pulse-Doppler
    • Selex ES-05 Raven AESA radar
    • Skyward-G IRST system
    • Air-to-air and air-to-surface tactical data link system[citation needed]
    • Wide Area Display (WAD) (single screen display)
    • Targo helmet mounted display (HMD)[citation needed]
    • ANVIS advanced night vision system/head up display (HUD)
    • Digital Joint Reconnaissance Pod
    • ALQ-TLS electronic countermeasures (ECM) pod
    • Suécia
    • República Checa
    • Hungria
    • África do Sul
    • Reino Unido
    • Tailândia
    Saab 39 C - Gripen
    Saab 39 C - Gripen

    Saab JAS 39 Gripen, também designado como F-39 Gripen, foi projetado para substituir o Saab 35 Draken e o 37 Viggen na Força Aérea Sueca. Em 1979, o governo sueco iniciou estudos de desenvolvimento para uma aeronave capaz de missões de caça, ataque e reconhecimento para substituir o Saab 35 Draken e o 37 Viggen. Um novo projeto da Saab foi selecionado e desenvolvido como o JAS 39, voando pela primeira vez em 1988. Após dois acidentes durante o desenvolvimento do voo e subsequentes alterações ao software de controle de voo da aeronave, o Gripen entrou em serviço com a Força Aérea Sueca em 1997. Variantes atualizadas, com aviônicos mais avançados e adaptações para tempos de missão mais longos, começaram a entrar em serviço em 2003.

    Com o objetivo de comercializar os aviões para clientes externos, a Saab formou várias parcerias e esforços colaborativos com várias empresas aeroespaciais no exterior. Um exemplo desses esforços foi o Gripen International, uma parceria entre a Saab e a BAE Systems, formada em 2001. A Gripen International foi responsável pelo marketing da aeronave e esteve fortemente envolvida na exportação bem-sucedida do tipo para a África do Sul; a organização foi posteriormente dissolvida em meio a alegações de suborno empregado para garantir o interesse e as vendas estrangeiras. No mercado de exportação, o Gripen alcançou um sucesso moderado em vendas para nações na Europa Central, África do Sul e Sudeste Asiático; há suspeita de suborno em alguns desses contratos, mas as autoridades encerraram a investigação em 2009.

    Uma outra versão, designada Gripen JAS 39E/F, está em desenvolvimento desde 2014; ele foi referido como Gripen NG ou Super-JAS. As mudanças incluem a adoção de um novo grupo motopropulsor, o General Electric F414G, um radar ativo de varredura eletrónica, além de um aumento significativo da capacidade interna de combustível. A Saab propôs outros modelos derivados, incluindo um Sea Gripen versão naval para operações de transporte e uma aeronave opcionalmente tripulada. A Suécia e o Brasil encomendaram o Gripen E/F e a Suíça selecionou-o para aquisição. Em 2013, mais de 247 Gripens foram construídos.

    Saab 39 C - Gripen

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