Chengdu J-10 A

Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
País Origem: China
Construtor: Chengdu Aircraft Industry Corporation
Função: Caça multi-função
Peso Vazio: 9.750 kg
Peso máximo/descolagem: 19.277kg
Comprimento: 15,49m
Envergadura: 9,75m
Altura: 5,43m
Tripulação: 1
Motor: 1 × motor turbofan de pós-combustão Saturn-Lyulka AL-31FN
Velocidade Máxima: Mach 2.1
Altitude máxima: 17.000 m
Autonomia Combate: 900 km

Canhões
  • 1 x canhão Gryazev-Shipunov GSh-23 de 23mm
Misseis Ar-Ar
  • PL-8
  • PL-9
  • PL-11
  • PL-12
Misseis Ar-Superfície
  • PJ-9
  • YJ-9K
  • Foguetes não guiados de 90mm
Bombas
  • LT-2
  • LS-6; GB3, GB2A, GB3A
  • FT-1
  • Mais 250 kg, 500 kg de bombas não guiadas
Radares
  • Radar pulso-doppler de tiro Tipo 1473H
  • Infravermelho de varredura e travamento Tipo Hongguang-I
  • Interferômetro de auto-proteção BM/KG300G
  • Reconhecimento eletrônico KZ900
  • Navegação e ataque Blue Sky
  • Laser Infravermelho de visão a frente de ataque e alvo (FILAT na sigla em inglês)
  • China
  • Paquistão
Chengdu J10
Chengdu J10
Chengdu J10
Chengdu J10

O Chengdu J-10 (chinês tradicional: 殲十, significando "Aniquilador") conhecido pelos norte-americanos como "Vigorous Dragon" é um caça multi-função leve de geração 4.5, desenvolvido para operar em todas as condições atmosféricas. A aeronave entrou em serviço na Força Aérea da China (PLAAF) em 2003.

O programa de desenvolvimento de J-10, conhecido inicialmente como Projeto 8610, teve início em 1980. O avião foi originalmente proposto para ser um caça de superioridade aérea, cuja finalidade era combater os modernos caças de quarta geração como os F-16 e os MiG-29, mas devido ao final da Guerra Fria as exigências foram alteradas para um caça multi-função, com capacidade para missões ar-ar e ar-terra.

De acordo com especialistas norte-americanos, Israel teria contribuído para o desenvolvimento do J-10, vendendo um projeto cancelado da aeronave IAI Lavi, incluindo o projeto aerodinâmico de teste e o programa inicial de teste para o sistema de controle de voo com sistema de controle por cabo. No entanto, o governo de Israel nega qualquer envolvimento no projeto de J-10. Em meados dos anos 90, a Rússia envolveu-se no desenvolvimento do J-10, vendendo o projeto do motor Liulka-Saturn AL-31F para testes iniciais. Chengdu J-10 voou pela primeira vez em 22 de março de 1998, pilotado pelo piloto de teste Lei Qiang.


Fontes:
Wikipedia

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