Submarino USS Greeneville SSN-772

Submarino USS Greeneville SSN-772
Submarino USS Greeneville SSN-772
Submarino USS Greeneville SSN-772
País: Estados Unidos da América
Função: Submarino Nuclear de Ataque
Construtor: Newport News Shipbuilding
Ano Lançamento: 1995
Classe: "Los Angeles"
Deslocamento Standard: 6.096t
Deslocamento Máximo: 7.038t
Comprimento: 110m
Largura: 10m
Calado: 9,4m
Guarnição: 110 homens
Profundidade: 290m
Velocidade Máxima: Submerso: 33+ nós; Superfície: 20 nós
Propulsão:
- 1 S6G reator nuclear (150-165 MW)
- 2 turbinas a vapor (30,000-33,500) shp
- 1 secondary propulsion motor 325 hp (242 kW)
Nr. Eixos: 1
Autonomia: Ilimitado excepto para reabastecimento de mantimentos à tripulação
- 4 × Tubos para lançamento de torpedos de 21" (533 mm)
- 12 × lançadores verticais de mísseis Tomahawk
Misseis
- 12 UGM-109 Tomahawk (Alcance: 2500 km)
- até 37 UGM-84 Sub Harpoon (Anti-navio) (Alcance: 130km)
Torpedos
- até 37 Torpedos MK-48 ADCAP (Alcance: 50 km no modo activo e de 38 km no modo passivo)
Sonares
- BQQ 5 sonar suite, BQS 15
  • SSN-688 "USS Los Angeles"
  • SSN-689 "USS Baton Rouge"
  • SSN-690 "USS Philadelphia"
  • SSN-691 "USS Memphis"
  • SSN-692 "USS Omaha"
  • SSN-693 "USS Cincinnati"
  • SSN-694 "USS Groton"
  • SSN-695 "USS Birmingham"
  • SSN-696 "USS New York City"
  • SSN-697 "USS Indianapolis"
  • SSN-698 "USS Bremerton"
  • SSN-699 "USS Jacksonville"
  • SSN-700 "USS Dallas"
  • SSN-701 "USS La Jolla"
  • SSN-702 "USS Phoenix"
  • SSN-703 "USS Boston"
  • SSN-704 "USS Baltimore"
  • SSN-705 "USS City of Corpus Christi"
  • SSN-706 "USS Albuquerque"
  • SSN-707 "USS Portsmouth"
  • SSN-708 "USS Minneapolis-Saint Paul"
  • SSN-709 "USS Hyman G. Rickover"
  • SSN-710 "USS Augusta"
  • SSN-711 "USS San Francisco"
  • SSN-712 "USS Atlanta"
  • SSN-713 "USS Houston"
  • SSN-714 "USS Norfolk"
  • SSN-715 "USS Buffalo"
  • SSN-716 "USS Salt Lake City"
  • SSN-717 "USS Olympia"
  • SSN-718 "USS Honolulu"
  • SSN-719 "USS Providence"
  • SSN-720 "USS Pittsburgh"
  • SSN-721 "USS Chicago"
  • SSN-722 "USS Key West"
  • SSN-723 "USS Oklahoma City"
  • SSN-724 "USS Louisville"
  • SSN-725 "USS Helena"
  • SSN-750 "USS Newport News"
  • SSN-751 "USS San Juan"
  • SSN-752 "USS Pasadena"
  • SSN-753 "USS Albany"
  • SSN-754 "USS Topeka"
  • SSN-755 "USS Miami"
  • SSN-756 "USS Scranton"
  • SSN-757 "USS Alexandria"
  • SSN-758 "USS Asheville"
  • SSN-759 "USS Jefferson City"
  • SSN-760 "USS Annapolis"
  • SSN-761 "USS Springfield"
  • SSN-762 "USS Columbus"
  • SSN-763 "USS Santa Fe"
  • SSN-764 "USS Boise"
  • SSN-765 "USS Montpelier"
  • SSN-766 "USS Charlotte"
  • SSN-767 "USS Hampton"
  • SSN-768 "USS Hartford"
  • SSN-769 "USS Toledo"
  • SSN-770 "USS Tucson"
  • SSN-771 "USS Columbia"
  • SSN-772 "USS Greeneville"
  • SSN-773 "USS Cheyenne"
Submarino USS Greeneville SSN-772
Submarino USS Greeneville SSN-772
Submarino USS Greeneville SSN-772
Submarino USS Greeneville SSN-772

O USS Greeneville é um submarino de ataque rápido da classe Los Angeles, e o único navio da Marinha dos Estados Unidos a ter o nome de Greeneville, Tennessee. Foi batizado em homenagem a Greeneville, a casa do 17º presidente dos Estados Unidos Andrew Johnson. Em homenagem a residentes locais, empresas como a Greeneville Metal Manufacturing, que constrói componentes de submarinos e funcionários do governo, iniciaram uma campanha para que um submarino recebesse o nome de sua cidade, em vez de uma grande área metropolitana.

A Classe Los Angeles é uma classe de submarinos nucleares que forma a espinha dorsal da frota de submarinos da marinha de guerra dos Estados Unidos, com 62 embarcações construidas. Ao fim de 2013, 41 estavam no serviço ativo e outros 21 haviam sido aposentados. Esta é a classe de submarinos com a maior quantidade de unidades construídas a serviço de qualquer marinha moderna.

O contrato para construir o barco foi concedido à Newport News Shipbuilding and Dry Dock Company em Newport News, Virgínia, em 14 de dezembro de 1988, e sua quilha foi lançada em 28 de fevereiro de 1992. Ela foi lançada em 17 de setembro de 1994, patrocinado por Tipper Gore, e encomendado em 16 de fevereiro de 1996.

Submarino Nuclear SSN-21 USS Seawolf A última variante, contando com 23 embarcações, foram construidos para serem maiores e mais furtivos do que seus predecessores, com um sistema de sensores e armas mais avançado. Estes submarinos também foram projetados para navegar por longa duração abaixo das calotas polares.

O sistema de controlo de combate é o AN/BYG-1 produzido pela Raytheon que também é responsável pelo sistema MK-2 de controlo de tiro. A suíte de sonares do Seawolf é formada pelo sonar BQQ-5D montado no casco com varredura activa e passiva de banda larga além de um sonar rebocado TB-19 A desenvolvido pela Lockheed Martin. Um sonar de curto alcance BQS-24 também equipa este submarino.

Em Fevereiro de 2001, o Greeneville colidiu com um navio pesqueiro japonês, Ehime Maru, na costa de Oahu.


Fontes: Wikipedia
Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon

Dassault-Breguet Mirage 2000 C

Dassault-Breguet Mirage 2000 C
Dassault-Breguet Mirage 2000 C
Dassault-Breguet Mirage 2000 C
País Origem: França
Construtor: Dassault-Breguet
Função: Caça de Superioridade Aérea
Peso Vazio: 7.500 kg
Peso máximo/descolagem: 17.000kg
Comprimento: 14,36m
Envergadura: 9,13m
Altura: 5,20m
Numero de suportes p/ armas: 9
Tripulação / passageiros: 1
Motor: 1× SNECMA M53-P2
Velocidade Máxima: 2.333 km/h (Mach 2.2)
Velocidade Cruzeiro: 1110 km/h
Altitude máxima: 17.060 m
Autonomia: 2.600 km
Autonomia Combate: 1.475 km

Canhões
- 2 x 30mm DEFA-554
Misseis Ar-Ar
- MBDA MICA IR/RF (Alcance: 60 km)
- Matra R550 Magic-II (Alcance: 15 km)
- Matra Super 530D (Alcance: 30 km)
Misseis Ar-Superfície
- AM.39 Exocet (Alcance: 70 km)
- Rockets Matra 68 mm
- AS-30L laser guided missile (Alcance: 11 km)
Bombas
- Mark 82 GP bombs
Radares
- Thomson-CSF RDY (Radar Doppler Multi-target) (Alcance médio: 160Km)

  • Brasil
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Dassault-Breguet Mirage 2000 C
Dassault-Breguet Mirage 2000 C
Dassault-Breguet Mirage 2000 C

O Mirage 2000 foi desenvolvido pela Dassault Aviation para a Armée de l'Air em substituição ao programa Avion de Combat Futur. A Dassault Aviation visava atender as necessidades francesas e repetir o sucesso comercial internacional alcançado pelo Mirage III, competindo com o americano F-16.

O primeiro vôo do protótipo ocorreu em 10 de março de 1978. Entrou em serviço em 1984. Atualmente está em processo de substituição pelo Dassault Rafale, que entrou em serviço em 27 de junho de 2006.

Embora muito parecido ao Mirage-III, o Mirage-2000, é de facto um avião diferente, construido de novo, com novas características e capacidades.

Mirage 2000 CO seu desenvolvimento deveu-se ao facto de o Mirage-III ter sido recusado como principal caça de defesa aérea da NATO, o que levou os franceses a apressarem os seus estudos que levaram ao desenvolvimento do Mirage-2000.

O Mirage-2000 é um interceptor, armado para a função de superioridade aérea com asa baixa em formato «delta». Ele tem apenas um motor, embora possua duas entradas de ar laterais semi circulares.

Como sucessor do Mirage-III ele foi considerado como opção para países que não quisessem ficar submetidos às exigências e restrições de utilização de aeronaves por parte dos Estados Unidos, sem ter que recorrer à União Soviética.

No fim da década de 90, a Força Aérea Brasileira criou o projeto FX, que consistia na escolha de um novo caça que substituísse os Mirage IIIE, baseados em Anápolis. Foram então pré-selecionados os seguintes modelos: Lockheed Martin F-16 C/D, JAS-39 Gripen A/B, MIG 29, Sukhoi Su-27, Eurofighter 2000 e o Mirage 2000-5.

A Embraer apoiou o Mirage 2000-5, projetando em conjunto com a Dassault Aviation uma versão que atendesse aos requisitos da Força Aérea Brasileira, batizada de Mirage 2000Br. Um consórcio da Embraer com a Dassault ofereceu a aeronave.

Devido à demora da decisão na concorrência da Índia, a Dassault anunciou o fechamento da linha de produção do Mirage 2000. Com o novo programa aberto com o nome de FX-2 para a compra inicial de 36 caças, o concorrente francês passou a ser o Rafale F3; o governo decidiu comprar 12 caças Mirage 2000 B/C usados da França, a fim de solucionar provisoriamente a defasagem aérea brasileira enquanto não concluía o FX-2.

Pelo acordo de 80 milhões de euros, a França forneceu 12 aviões de caça que operavam na AdA, além de peças, armamentos, treinamento e serviços. Todas as aeronaves passaram por revisão antes da entrega, ocorrida entre 2005 e 2008. O contrato de manutenção encerrou em dezembro de 2013, quando as aeronaves foram aposentadas.


Fontes:
Wikipedia
Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon