- País de origem: Estados Unidos da América
- Tripulação: 1
- Comprimento: 11,44 m
- Envergadura: 11,31 m
- Altura: 4,50 m
- Peso vazio: 4 940 kg
- Peso máx. de descolagem: 9 230 kg
- Propulsão: 1xJ47GE-27 com um impulso de 2 680 Kgf ou 26,30 Kn
- Velocidade máx. 965km/h
- Alcance bélico: 410 km
- Alcance máximo: 1 490 km
- Teto máximo: 14 600 m
Armamento:
- Metralhadoras/Canhões: Seis metralhadoras Browning .50 (12,7 mm)
- Bombas de queda livre ou foguetes até a um máximo de 2 400 Kg incluindo dois depósitos de 760 lt de combustível cada.
- Posteriormente foram habilitados a transportar e disparar o míssil AIM-9 Sidewinder, a partir do momento em que ficou disponível.
- África do Sul
- Alemanha Ocidental
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Bangladesh
- Bélgica
- Bolívia
- Canadá
- Colômbia
- Bangladesh
- Dinamarca
- Espanha
- Estados Unidos
- Etiópia
- Filipinas
- França
- Grécia
- Honduras
- Indonésia
- Irão
- Iraque
- Itália
- Japão
- Birmânia
- Malásia
- Noruega
- Países Baixos
- Paquistão
- Peru
- Portugal
- Reino Unido
- Taiwan
- Tailândia
- Tunísia
- Turquia
- Venezuela
- Jugoslávia
F-86 Sabre foi um caça de combate diurno a jato, subsónico, desenvolvido pela North American a partir do final de 1944 e veio a ser um dos caças mais produzidos no mundo Ocidental, no tempo da Guerra fria. Ficou famoso pelo seu envolvimento na Guerra da Coreia, onde defrontou com sucesso o seu principal oponente o MiG-15.
Foi o mais proeminente avião de combate de segunda geração, que incorporou tudo o que de mais desenvolvido tinha sido assimilado pelos projetistas norte-americanos na conceção de aviões a jato e que beneficiou ainda dos avançados conceitos aerodinâmicos desenvolvidos pelos cientistas Alemães no decorrer da Segunda Guerra Mundial.
Em 1955 durante as negociações para a renovação do acordo de cedência da Base Aérea das Lajes aos Estados Unidos, foram solicitados mais aviões F-84G para complementar as 50 unidades a operarem na Base Aérea n.º 2 na Ota, a resposta foi afirmativa e foi ainda proposto o fornecimento do F-86E para constituírem duas esquadras, com a condição de uma das esquadras ficar operar na Base Aérea das Lajes nos Açores.
Os primeiros F-86 começaram a chegar a partir de Agosto de 1958, provenientes dos stocks da USAF. No entanto os 65 aviões fornecidos foram na totalidade do modelo "F" bloco 35 e não do modelo "E" como acordado originalmente, foram elevados ao padrão F-86F bloco 40, com capacidade de transporte e disparo do míssil AIM-9B Sidewinder, os quais foram adquiridos em 1962.