Construtor: Dassault Aviation
Função: Aeronave polivalente
Peso Vazio: 9.500 kg (C), 9.770 kg (B), 10.196 kg (M)
Peso máximo/descolagem: 24.500 kg (C/D), 22.200 kg (M)
Comprimento: 15,27m
Envergadura: 10,80m
Altura: 5,34m
Numero de suportes p/ armas: 14
Tripulação / passageiros: 1/2
Motor: 2 × Snecma M88-2 turbofan
Velocidade Máxima: 2 223 km/h
Altitude máxima: 16.800 m
Autonomia: 2.800 km
Canhões
- 1x 30 mm GIAT 30/719B
Misseis Ar-Ar
- MICA IR / EM ou
- Magic II e no futuro
- MBDA Meteor
Ar-Superfície
- MBDA Apache
- SCALP EG
- AASM
- GBU-12 Paveway II
- AM 39 Exocet
- ASMP-A míssil nuclear
Radares
- Radar Thales RBE2
- Thales SPECTRA sistema de guerra eletrônica.
- Thales / SAGEM OSF (Optronique Secteur Frontal) busca de infravermelhos e sistema de trilha.
- França
- Egito
- Catar
- Índia
- Grécia
Dassault Rafale é um caça polivalente de propulsão dupla e asa delta, considerado de geração 4+. Projetado na década de 80 para substituir todos os Mirage 2000 da força aérea francesa, e também produzido também para a marinha francesa, para operar no porta-aviões Charles de Gaulle.
Em meados da década de 1970, tanto a Força Aérea Francesa (Armée de l'Air) quanto a Marinha (Aeronavale) tinham necessidade (da Marinha, sendo um pouco mais urgente) de encontrar uma nova geração de caças (principalmente para substituir o Jaguar SEPECAT e o F-8 Crusader e as suas necessidades eram suficientemente semelhantes para serem unidas num único projeto. Em 1983, a França adjudicou a Dassault um contrato para dois aviões de combate experimental (Avion de Combat eXpérimental - ACX). A Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido acordaram em desenvolver conjuntamente um novo caça no início de 1980. No entanto, a discordância sobre o tamanho do caça e liderança do projeto levou a França e outras nações a se dividirem em 1985. A França desenvolveu sem outras parcerias o Rafale, enquanto as outras nações envolvidas desenvolveram o caça que seria nomeado de Eurofighter Typhoon, o qual se beneficiou do envolvimento de várias nações em seu projeto, construção e que, em virtude disso, tem alcançado um número superior de encomendas quando comparado ao caça francês.
O Rafale A foi lançado na década de 80 e fez seu voo inaugural em 4 de julho de 1986. O motor SNECMA M88 estava sendo desenvolvido e não foi considerado suficientemente maduro para os ensaios iniciais do programa, de modo que o caça voou com o General Electric F404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet.
O Rafale foi utilizado em combate na Líbia, no Mali, no Iraque e na Síria.
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