- Tripulação: 1
- Comprimento: 14,31 m (46 pés 11 pol.)
- Envergadura: 9,6 m (31 pés 6 pol.)
- Altura: 3,86 m (12 pés 8 pol.)
- Área da asa: 28,4 m2 (306 pés quadrados)
- Peso vazio: 6.500 kg (14.330 lb)
- Peso máximo de decolagem: 12.000 kg (26.455 lb)
- Central de força: 1 × turbojato Snecma Atar 8K-50, empuxo de 49 kN (11.000 lbf)
- Velocidade máxima: 1.205 km / h (749 mph, 651 kn)
- Alcance: 1.820 km (1.130 mi, 980 nm)
- Alcance de combate: 850 km (530 mi, 460 nm) com um míssil AM39 Exocet em um pilão de asa e um tanque de lançamento no poste oposto, perfil hi-lo-hi
- Teto de serviço: 13.700 m (44.900 pés)
- Taxa de subida: 100 m / s (20.000 pés / min)
- Carregamento da asa: 423 kg / m2 (87 lb / pés quadrados)
- Empuxo / peso: 0,42
- Armas: canhões DEFA 552 2 × 30 mm (1,18 pol.) Com 125 tiros por arma
- Hardpoints: 4 × sob as asas e 2 × sob a fuselagem com capacidade máxima de 2.100 kg (4.600 lb)
- Foguetes: cápsulas de foguete 4 × Matra com foguetes 18 × SNEB de 68 mm cada
- Mísseis:
- 1 × AM-39 Exocet míssil anti-envio
- 1 × míssil nuclear Air-Sol Moyenne Portée
- 2 × AS-30L
- 2 × Matra Magic míssil ar-ar
- Bombas: bombas convencionais não guiadas ou guiadas a laser, provisão para bomba nuclear de queda livre 1 × AN-52, provisão para pod de reabastecimento aéreo
- França
- Argentina
- Iraque
O Super Étendard é um desenvolvimento do Étendard IVM anterior, desenvolvido na década de 1950. O Étendard IVM deveria ter sido originalmente substituído por uma versão naval do SEPECAT Jaguar, denominado Jaguar M; no entanto, o projeto Jaguar M foi paralisado por uma combinação de problemas políticos e questões experimentadas durante as implantações de teste a bordo de transportadoras. Especificamente, o Jaguar M tinha sofrido problemas de manuseio ao voar com um único motor e um tempo de resposta do acelerador pobre que dificultou o pouso de volta em um porta-aviões após uma falha de motor. Em 1973, todo o trabalho de desenvolvimento do Jaguar M foi formalmente cancelado pelo governo francês.
Houve várias propostas de aeronaves para substituir o Jaguar M, incluindo o LTV A-7 Corsair II e o Douglas A-4 Skyhawk. A Dassault mexeu com o governo francês e produziu sua própria proposta para atender à exigência. De acordo com Bill Gunston e Peter Gilchrist, a Dassault teve um papel significativo no cancelamento do Jaguar M com o objetivo de criar uma vaga para sua própria proposta - o Super Étendard. O Super Étendard era essencialmente uma versão melhorada do existente Étendard IVM, equipado com um motor mais potente, uma nova asa e aviônicos aprimorados. A Dassault vendeu seu avião como único candidato 100% francês e mais barato do que outras opções, pois utilizou tecnologia moderna já utilizada nos aviões Dassault existentes. A proposta do Super Étendard da Dassault foi aceita pela Marinha Francesa em 1973, levando a uma série de protótipos sendo rapidamente montados.
O primeiro dos três protótipos a serem construídos, um Étendard IVM que havia sido modificado com o novo motor e alguns dos novos aviônicos, fez seu vôo inaugural em 28 de outubro de 1974. A intenção original da Marinha Francesa era encomendar um total de 100 Super Étendards, porém o pedido feito foi para 60 do novo modelo com opções para mais 20; mais cortes no orçamento e um aumento no preço por unidade da aeronave acabaram levando à compra de apenas 71 Super Étendards. A Dassault começou a fazer entregas desse tipo para a Marinha francesa em junho de 1978.
No primeiro ano de produção, 15 Super Étendards foram produzidos para a Marinha Francesa, permitindo a formação do primeiro esquadrão em 1979. A Dassault produziu a aeronave a uma taxa aproximada de dois por mês.
A Marinha Argentina era o único cliente de exportação. A Argentina fez um pedido de 14 aeronaves para atender aos requisitos de um novo caça capaz que pudesse operar em seu único porta-aviões. Em 1983, toda a atividade fabril foi concluída, a última entrega para a Marinha Francesa ocorreu naquele ano.
O Super Étendard é uma aeronave pequena, monomotor, de asa média, com uma estrutura toda em metal. Ambas as asas e o plano de cauda são varridos, com as asas dobráveis tendo um retorno de cerca de 45 graus, enquanto a aeronave é movida por um turbojato SNECMA Atar 8K-50 sem pós-combustão com uma classificação de 49 kN (11.025 lbf). Seu desempenho não era muito melhor do que o Étendard IV, mas seus aviônicos melhoraram significativamente.
A principal nova arma do Super Étendard foi o míssil antinavio francês, o Aérospatiale AM39 Exocet. A aeronave possuía um radar Thomson-CSF Agave que, entre outras funções, foi essencial para o lançamento do míssil Exocet. Um dos principais avanços técnicos do Super Étendard foi seu computador central UAT-40 de bordo; isso gerenciava a maioria dos sistemas de missão crítica, integrando dados e funções de navegação, informações e exibição de radar e alvos e controles de armas.
Na década de 1990, modificações e atualizações significativas foram feitas no tipo, incluindo um computador UAT-90 atualizado e um novo radar Thomson-CSF Anemone que fornecia quase o dobro do alcance do radar Agave anterior. Outras atualizações neste momento incluíram uma cabine extensivamente redesenhada com controles HOTAS, e trabalho de extensão de vida da fuselagem foi realizado; um total de 48 aeronaves recebeu essas atualizações, a uma taxa de 15 por ano. Durante a década de 2000, outras melhorias incluíram capacidade de ECM de autodefesa significativamente melhorada para evitar melhor detecção e ataques inimigos, compatibilidade da cabine com óculos de visão noturna, um novo sistema de dados inerciais integrando parcialmente o GPS e compatibilidade com o pod designador Damocles Laser.
O Super Étendard também poderia implantar armas nucleares táticas; inicialmente eram bombas de gravidade não guiadas apenas; no entanto, durante a década de 1990, o Super Étendard foi amplamente atualizado, permitindo a implantação do Air-Sol Moyenne Portée, um míssil nuclear impulsionado por ramjet lançado pelo ar. A aeronave também foi reformada com a capacidade de operar uma variedade de bombas guiadas a laser e, para permitir que o tipo substituísse o aposentado Étendard IV na missão de reconhecimento, o Super Étendard foi equipado para transportar também um pod de reconhecimento especializado. No entanto, a aeronave é incapaz de realizar pousos navais sem lançar munições não utilizadas.
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