Dassault-Breguet Dornier Alpha Jet

País Origem: Alemanha / França
Construtor: Dassault/Dornier
Função: Caça Bombardeiro / Treino Avançado
Peso Vazio: 4.650kg
Peso máximo/descolagem: 16.500kg
Comprimento: 12,91m
Envergadura: 9,11m
Altura: 4,19m
Numero de suportes p/ armas: 4
Tripulação: 2
Motor: 2 x motores SAFRAN/SNECMA Larzac-04 C20
Velocidade Máxima: 1.160 km/h
Velocidade Cruzeiro: 972 km/h
Altitude máxima: 14.021 m
Autonomia: 2.600km
Autonomia Combate: 750 km

Canhões
- 1 x DEFA 30mm
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 Sidewinder (Alcance: 18 km)
- Matra R550 Magic-II (Alcance: 15 km)
- AIM-120 AMRAAM (Alcance: 70 km)
Misseis Ar-Superfície
- AGM-65 Maverick (Alcance: 27 km)
Bombas
- Hunting BL755

Alemanha, Bélgica, Camarões, Costa do Marfim, Egipto, França, Marrocos, Nigéria, Portugal, Qatar, Reino Unido, Tailândia, Togo

Alpha JetO Alphajet, é o resultado da cooperação entre a França e a Alemanha, para produzir um avião de treino avançado, que tivesse capacidade para ataque ao solo e apoio táctico.

A Força Aérea Francesa decidiu utilizar o avião primariamente para treino, a primeira produção de Alpha Jet destinada à França realizou o seu primeiro vôo a 4 de Novembro de 1978. A variante francesa foi designada de "Alpha Jet E", (E de École, "escola" em francês). As primeiras entregas na França para experimentação no serviço foram a 4 de novembro de 1978, substituindo o Canadair T-33 no treino em jacto e o Dassault Mystère IV no treino de armamento. 176 Alpha Jet foram entregues até 1985, não tendo sido produzidos os planeados 200.

A Luftwaffe decidiu usar o Alpha Jet principalmente como avião de ataque ligeiro. A primeira produção de Alpha Jet alemã fez o seu baptismo de vôo a 12 de abril de 1978, tendo sido a versão germânica designada de "Alpha Jet A" (A de Appui Tactique, Guerra Táctica em português). Até 1983, a Força Aérea Alemã recebeu 175 aparelhos, que substituiram o Fiat G.91. Embora os Alpha Jet fossem construídos tanto na Alemanha quanto na França, o fabrico das diferentes variantes foi dividida pelos dois países, com plantas em cada país realizaram a montagem final e check-out. Os quatro protótipos permaneceram em serviço, como bancos de ensaio, por exemplo, para avaliação de uma asa de grafite epóxi-composto e melhores variantes de motor Larzac.

O Alphajet pode também ser utilizado como caça-bombardeiro subsónico, embora essa não seja a função para a qual foi desenhado, embora a sua grande versatilidade conte como um ponto a seu favor.

O Alphajet está equipado com sistemas relativamente modernos embora já bastante comuns em aeronaves actuais, como o HUD (Head Up Display) que facilida a vida ao piloto, mas os sistemas de tiro e pontaria são relativamente rudimentares embora precisos.

O "Head-up-display" permite ao piloto receber a informação necessária de vários sistemas sem ter que desviar a atenção do espaço exterior. Os computadores de Tiro e Navegação são bastante precisos e permitem uma grande flexibilidade na execução das missões de ataque. Existem ainda, outros equipamentos que visam proporcionar ao tripulante capacidade de sobrevivência em combate.


Fontes:
Wikipedia

North American F-86F "Sabre"

F-86 Sabre
F-86 Sabre
País Origem: Estados Unidos da América
Construtor: North American Aviation
Função: Caça Bombardeiro
Peso Vazio: 4.940kg
Peso máximo/descolagem: 9.230kg
Comprimento: 11,94m
Envergadura: 11,31m
Altura: 4,50m
Numero de suportes p/ armas: 4
Tripulação: 1
Motor: 1× General Electric J47-GE-27
Velocidade Máxima: 965 km/h
Velocidade Cruzeiro: 972 km/h
Altitude máxima: 14.600 m
Autonomia: 2.600km
Autonomia Combate: 1.369 km

Canhões
- 6 x 12.7mm Browning M3 (A) (Calibre: 12.7mm)
Misseis Ar-Ar
- AIM-9 B Sidewinder
Bombas
- Bombas de queda livre ou foguetes até a um máximo de 2 400Kg incluindo dois depósitos de 760lt de combustível cada
Radares
- Sperry-Marine AN/APG-30 - Pesquisa aérea (Alcance médio: 1Km)

África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bangladesh, Bélgica, Bolívia, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Etiópia, Filipinas, França, Grécia, Honduras, Indonésia, Irão, Iraque, Itália, Japão, Birmânia, Malásia, Noruega, Países Baixos, Paquistão, Peru, Portugal, Reino Unido, Taiwan, Tailândia, Tunísia, Turquia, Venezuela, Jugoslávia
F-86 Sabre
F-86 Sabre
F-86 Sabre

F-86 SabreO F-86F foi a resposta a partir de meados de 1952 ao MiG-15 soviético, que se tinha mostrado superior à anterior versão F-86A. O F-86F ultrapassava o MiG-15bis em altitude máxima embora continuasse a estar em desvantagem em termos de velocidade máxima.
A superioridade do F-86F, conseguida mais pela perícia dos pilotos que pela efetiva superioridade da aeronave, voltará no entanto a ser posta em causa quando em 1955, os soviéticos e os chineses introduziram o MiG-17.

No total foram produzidos 1.539 exemplares do F-86F, a que se juntaram 300 unidades montadas no Japão pela Mistsubishi a partir de kits fornecidos pelos Estados Unidos. Entre outros usuários está a República da China com cerca de 320 exemplares, Portugal, Coreia do Sul, Espanha ou Venezuela.

Em 1955 durante as negociações para a renovação do acordo de cedência da Base Aérea das Lajes aos Estados Unidos, foram solicitados mais aviões F-84G para complementar as 50 unidades a operarem na Base Aérea n.º 2 na Ota, a resposta foi afirmativa e foi ainda proposto o fornecimento do F-86E para constituírem duas esquadras, com a condição de uma das esquadras ficar operar na Base Aérea das Lajes nos Açores.

Com a assinatura do acordo em Novembro de 1957, foi criada a esquadra 50 em Fevereiro de 1958, sob o comando do Major Moura Pinto, interinamente a operar na Base Aérea n.º 2 na Ota até à inauguração da futura Base Aérea n.º 5 em Monte Real. Os primeiros F-86 começaram a chegar a partir de Agosto de 1958, provenientes dos stocks da USAF. No entanto os 65 aviões fornecidos foram na totalidade do modelo "F" bloco 35 e não do modelo "E" como acordado originalmente, foram elevados ao padrão F-86F bloco 40, com capacidade de transporte e disparo do míssil AIM-9B Sidewinder, os quais foram adquiridos em 1962.

No dia 4 de Outubro de 1959 a Base Aérea n.º 5 em Monte Real ficou operacional e até Dezembro toda a logística e todos os F-86 finalizaram a mudança, onde ficaram a operar na esquadra 51 "Falcões", e na recém criada esquadra 52 "Galos", ambas integradas no grupo operacional 501. Devido à necessidade de assegurar compromissos com a segurança dos territórios em África a esquadra 52 "Galos" foi desativada a 12 de Junho de 1961, os seus pilotos atribuídos a outras tarefas e os seus aviões integrados na esquadra 51.


Fontes:
Wikipedia