M20 Armored Utility Car

M20 Armored Utility Car
M20 Armored Utility Car
País Origem: Estados Unidos da América
Construtor: Ford
Função: Carro blindado
Peso: 6 575 kg
Comprimento: 4,93 m
Largura: 2,54 m
Altura: 2,32 m
Tripulação: 2 + 4
Motor: Hercules JXD, 110 cv a 3200 rpm
Suspensão: 6x6
Velocidade Máxima: 90 km/h estrada; 40 km/h todo-o-terreno
Autonomia: 560 km
Blindagem frontal do casco: 19mm
Blindagem lateral do casco: 9mm

Armamento Primário
- 1 metralhadora M2HB .50 (12,7 mm)

  • Estados Unidos da América
  • França
M20 Armored Utility Car
M20 Armored Utility Car

M20 Armored Utility CarDurante a Segunda Guerra Mundial, o M20 Armored Utility Car (veículo blindado polivalente) serviu como veículo de comando ou de ligação no seio das diferentes armas do exército norte-americano, quer na Europa, quer no Pacífico. Este M20 pertence ao 6º Grupo de Cavalaria Mecanizada (que tinha acabado de substituir o 6º Regimento de Cavalaria) do 8º Corpo do Terceiro Exército, destacado na Alemanha em Fevereiro de 1945. O veículo está pintado com a cor verde-azeitona tradicional (Olive Drab nº 9) do exército norte-americano. Nos dois guarda-lamas posteriores, assim como à frente, o engenho está decorado com o emblema dos Aliados na Normandia, uma estrela branca de cinco pontas dentro de um círculo branco.

Dos dois lados do casco, e por cima do cofre suplementar localizado entre os dois primeiros eixos, o número táctico, a abreviação «U.S.A» (United States Army, ou Exército dos Estados Unidos) e a alcunha do veículo — Rusty — foram marcados a stencil com tinta amarela. Finalmente, os códigos que permitem identificar a unidade foram igualmente inscritos a stencil, com tinta amarela, na parte frontal e traseira do veículo.

Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon

Dassault Rafale C

Dassault Rafale C
Dassault Rafale C
Dassault Rafale C
País Origem: França
Construtor: Dassault Aviation
Função: Aeronave polivalente
Peso Vazio: 9.500 kg (C), 9.770 kg (B), 10.196 kg (M)
Peso máximo/descolagem: 24.500 kg (C/D), 22.200 kg (M)
Comprimento: 15,27m
Envergadura: 10,80m
Altura: 5,34m
Numero de suportes p/ armas: 14
Tripulação / passageiros: 1/2
Motor: 2 × Snecma M88-2 turbofan
Velocidade Máxima: 2 223 km/h
Altitude máxima: 16.800 m
Autonomia: 2.800 km

Canhões
- 1x 30 mm GIAT 30/719B
Misseis Ar-Ar
- MICA IR / EM ou
- Magic II e no futuro
- MBDA Meteor
Ar-Superfície
- MBDA Apache
- SCALP EG
- AASM
- GBU-12 Paveway II
- AM 39 Exocet
- ASMP-A míssil nuclear
Radares
- Radar Thales RBE2
- Thales SPECTRA sistema de guerra eletrônica.
- Thales / SAGEM OSF (Optronique Secteur Frontal) busca de infravermelhos e sistema de trilha.

  • França
  • Egito
  • Catar
  • Índia
  • Grécia
Dassault Rafale C
Dassault Rafale C
Dassault Rafale C
Dassault Rafale C

Dassault Rafale é um caça polivalente de propulsão dupla e asa delta, considerado de geração 4+. Projetado na década de 80 para substituir todos os Mirage 2000 da força aérea francesa, e também produzido também para a marinha francesa, para operar no porta-aviões Charles de Gaulle.

Dassault RafaleEm meados da década de 1970, tanto a Força Aérea Francesa (Armée de l'Air) quanto a Marinha (Aeronavale) tinham necessidade (da Marinha, sendo um pouco mais urgente) de encontrar uma nova geração de caças (principalmente para substituir o Jaguar SEPECAT e o F-8 Crusader e as suas necessidades eram suficientemente semelhantes para serem unidas num único projeto. Em 1983, a França adjudicou a Dassault um contrato para dois aviões de combate experimental (Avion de Combat eXpérimental - ACX). A Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido acordaram em desenvolver conjuntamente um novo caça no início de 1980. No entanto, a discordância sobre o tamanho do caça e liderança do projeto levou a França e outras nações a se dividirem em 1985. A França desenvolveu sem outras parcerias o Rafale, enquanto as outras nações envolvidas desenvolveram o caça que seria nomeado de Eurofighter Typhoon, o qual se beneficiou do envolvimento de várias nações em seu projeto, construção e que, em virtude disso, tem alcançado um número superior de encomendas quando comparado ao caça francês.

O Rafale A foi lançado na década de 80 e fez seu voo inaugural em 4 de julho de 1986. O motor SNECMA M88 estava sendo desenvolvido e não foi considerado suficientemente maduro para os ensaios iniciais do programa, de modo que o caça voou com o General Electric F404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet.

O Rafale foi utilizado em combate na Líbia, no Mali, no Iraque e na Síria.


Fontes:
Wikipedia
Lockheed Martin F-16 B/M Fighting Falcon