Chengdu J-10 A

Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
País Origem: China
Construtor: Chengdu Aircraft Industry Corporation
Função: Caça multi-função
Peso Vazio: 9.750 kg
Peso máximo/descolagem: 19.277kg
Comprimento: 15,49m
Envergadura: 9,75m
Altura: 5,43m
Tripulação: 1
Motor: 1 × motor turbofan de pós-combustão Saturn-Lyulka AL-31FN
Velocidade Máxima: Mach 2.1
Altitude máxima: 17.000 m
Autonomia Combate: 900 km

Canhões
  • 1 x canhão Gryazev-Shipunov GSh-23 de 23mm
Misseis Ar-Ar
  • PL-8
  • PL-9
  • PL-11
  • PL-12
Misseis Ar-Superfície
  • PJ-9
  • YJ-9K
  • Foguetes não guiados de 90mm
Bombas
  • LT-2
  • LS-6; GB3, GB2A, GB3A
  • FT-1
  • Mais 250 kg, 500 kg de bombas não guiadas
Radares
  • Radar pulso-doppler de tiro Tipo 1473H
  • Infravermelho de varredura e travamento Tipo Hongguang-I
  • Interferômetro de auto-proteção BM/KG300G
  • Reconhecimento eletrônico KZ900
  • Navegação e ataque Blue Sky
  • Laser Infravermelho de visão a frente de ataque e alvo (FILAT na sigla em inglês)
  • China
  • Paquistão
Chengdu J10
Chengdu J10
Chengdu J10
Chengdu J10

O Chengdu J-10 (chinês tradicional: 殲十, significando "Aniquilador") conhecido pelos norte-americanos como "Vigorous Dragon" é um caça multi-função leve de geração 4.5, desenvolvido para operar em todas as condições atmosféricas. A aeronave entrou em serviço na Força Aérea da China (PLAAF) em 2003.

O programa de desenvolvimento de J-10, conhecido inicialmente como Projeto 8610, teve início em 1980. O avião foi originalmente proposto para ser um caça de superioridade aérea, cuja finalidade era combater os modernos caças de quarta geração como os F-16 e os MiG-29, mas devido ao final da Guerra Fria as exigências foram alteradas para um caça multi-função, com capacidade para missões ar-ar e ar-terra.

De acordo com especialistas norte-americanos, Israel teria contribuído para o desenvolvimento do J-10, vendendo um projeto cancelado da aeronave IAI Lavi, incluindo o projeto aerodinâmico de teste e o programa inicial de teste para o sistema de controle de voo com sistema de controle por cabo. No entanto, o governo de Israel nega qualquer envolvimento no projeto de J-10. Em meados dos anos 90, a Rússia envolveu-se no desenvolvimento do J-10, vendendo o projeto do motor Liulka-Saturn AL-31F para testes iniciais. Chengdu J-10 voou pela primeira vez em 22 de março de 1998, pilotado pelo piloto de teste Lei Qiang.


Fontes:
Wikipedia

Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air

Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger 2009 - Armee de L'air
País Origem: França
Construtor: Dassault-Breguet
Função: Caça de Superioridade Aérea
Peso Vazio: 7.500 kg
Peso máximo/descolagem: 17.000kg
Comprimento: 14,36m
Envergadura: 9,13m
Altura: 5,20m
Numero de suportes p/ armas: 9
Tripulação / passageiros: 1
Motor: 1× SNECMA M53-P2
Velocidade Máxima: 2.333 km/h (Mach 2.2)
Velocidade Cruzeiro: 1110 km/h
Altitude máxima: 17.060 m
Autonomia: 2.600 km
Autonomia Combate: 1.475 km

Canhões
- 2 x 30mm DEFA-554
Misseis Ar-Ar
- MBDA MICA IR/RF (Alcance: 60 km)
- Matra R550 Magic-II (Alcance: 15 km)
- Matra Super 530D (Alcance: 30 km)
Misseis Ar-Superfície
- AM.39 Exocet (Alcance: 70 km)
- Rockets Matra 68 mm
- AS-30L laser guided missile (Alcance: 11 km)
Bombas
- Mark 82 GP bombs
Radares
- Thomson-CSF RDY (Radar Doppler Multi-target) (Alcance médio: 160Km)

  • Brasil
  • Egipto
  • França
  • Perú
  • Qatar
  • Taiwan
  • Grécia
  • Emirados Árabes Unidos

O Mirage 2000 foi desenvolvido pela Dassault Aviation para a Armée de l'Air em substituição ao programa Avion de Combat Futur. A Dassault Aviation visava atender as necessidades francesas e repetir o sucesso comercial internacional alcançado pelo Mirage III, competindo com o americano F-16.

O primeiro vôo do protótipo ocorreu em 10 de março de 1978. Entrou em serviço em 1984. Atualmente está em processo de substituição pelo Dassault Rafale, que entrou em serviço em 27 de junho de 2006.

Embora muito parecido ao Mirage-III, o Mirage-2000, é de facto um avião diferente, construido de novo, com novas características e capacidades.

O seu desenvolvimento deveu-se ao facto de o Mirage-III ter sido recusado como principal caça de defesa aérea da NATO, o que levou os franceses a apressarem os seus estudos que levaram ao desenvolvimento do Mirage-2000.

O Mirage-2000 é um interceptor, armado para a função de superioridade aérea com asa baixa em formato «delta». Ele tem apenas um motor, embora possua duas entradas de ar laterais semi circulares.

Como sucessor do Mirage-III ele foi considerado como opção para países que não quisessem ficar submetidos às exigências e restrições de utilização de aeronaves por parte dos Estados Unidos, sem ter que recorrer à União Soviética.

France Air Force Dassault Mirage 2000C Terminator Tiger.
Tête de tigre based at Base Aérienne 103 (BA103) Cambrai - Épinoy in the North of France.
"Tiger Meet 2009"


Fontes:
Wikipedia