JMSDF Ōsumi LST-4001

JMSDF Ōsumi LST-4001
JMSDF Ōsumi LST-4001
JMSDF Ōsumi LST-4001
JMSDF Ōsumi LST-4001
JMSDF Ōsumi LST-4001
JMSDF Ōsumi LST-4001
País: Japão
Função: Navio assalto anfíbio
Construtor: Mitsui, Tamano
Ano Lançamento: 1996
Classe: "Ōsumi"
Deslocamento Standard: 8.900t
Deslocamento Máximo: 13.000t
Comprimento: 178m
Largura: 25,8m
Calado: 17m
Guarnição: 137 homens
Velocidade Máxima: 22 nós
Propulsão:
- 2 × Mitsui 16V42M-A Diesel, 26,000 bhp (19,000 kW)
- 2 shafts
- 2 x Phalanx CIWS 20 mm
- 2 × M2 Browning machine gun
Sensores
- OPS-14C Radar de Pesquisa de Aérea
- OPS-28D Radar de Pesquisa de Superfície
- OPS-20 Radar de navegação
- TACAN
  • LST-4001 "Ōsumi"
  • LST-4002 "Shimokita"
  • LST-4003 "Kunisaki"
JMSDF Ōsumi LST-4001
JMSDF Ōsumi LST-4001
JMSDF Ōsumi LST-4001
JMSDF Ōsumi LST-4001

A classe Ōsumi (お お す み 型 輸送 艦), é um navio de transporte e desembarque anfíbio japones. A classe também é conhecida como classe Oosumi. Embora a Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF) descreva a classe Ōsumi como navios de desembarque de tanques (LSTs), eles carecem das portas de proa e da capacidade de encalhar tradicionalmente associadas aos LSTs. Funcionalmente, o seu convés torna a classe Ōsumi mais parecida com um navio de desembarque de doca (LSD).

Inicialmente, o navio não estava equipado com um estabilizador de barbatana (dispositivo de prevenção de rolamento) que melhora a estabilidade durante viagens em mar aberto e descolagens e pousos de helicópteros devido a julgamento político e, em 2006, oito anos após o comissionamento, foi fornecida assistência de emergência internacional. O custo de instalação do Estabilizador foi finalmente orçamentado pela Agência de Defesa (atualmente Ministério da Defesa) como um custo de reparo para um grande navio de transporte para responder à atividade, e ao mesmo tempo a capacidade de combustível de aviação foi aumentada. Também estava equipado com um sistema tático de navegação aérea (TACAN), que não estava disponível no momento do comissionamento.

Partiu de Kobe com JS Bungo e JS Tokiwa em 23 de setembro para transportar moradias temporárias como uma ajuda aos danos causados ​​pelo terremoto no noroeste da Turquia ocorrido em 17 de agosto de 1999. A primeira viagem contínua de longa distância na história da Força de Autodefesa Marítima foi realizada para Alexandria a uma velocidade média de 18 nós (cerca de 33 km/h) por 23 dias consecutivos sem escalas, e chegou ao porto de Heidalpasha em Istambul em 19 de outubro. A viagem de volta estava programada para chegar a Kure em 22 de novembro, mas havia uma camélia que JS Bungo tornou-se pesada devido ao tanque de água doce vazio e a chegada ao porto foi atrasada em um dia. Eles chegaram a Sasebo no dia 22.

Este navio entregou suprimentos para a área do desastre após o terremoto e tsunami de Tohoku em 2011.

De junho a julho de 2012, ela participou da Pacific Partnership 2012, visitou as Filipinas e o Vietname e se envolveu em atividades médicas e intercâmbios culturais.

Uma equipe de emergência internacional foi formada para resgatar os danos causados pelo tufão Haiyan que atingiu as Filipinas em 8 de novembro de 2013, no mesmo ano, e foi enviada junto com o navio de escolta JS Ise e o navio de abastecimento JS Towada (Operação Sankai). Ela deixou Kure em 18 de novembro, chegou ao Golfo de Leyte em 22 de novembro, realizou transporte de suprimentos de socorro, cuidados médicos e atividades de prevenção de epidemias e voltou ao Japão em 20 de dezembro.

A 15 de janeiro de 2014, durante a rota da partida de Kure em direção ao Estaleiro Mitsui Tamano para manutenção programada, na costa do Mar Interior de Seto, estava anormalmente perto do barco de pesca Yugyosen, que tentou cruzar a rota imprudente. O Ōsumi alertou repetidamente, diminuiu a velocidade, mas colidiu. O barco de pesca virou, quatro pessoas a bordo foram lançadas ao mar e resgatadas pela tripulação do navio, mas duas delas, o capitão e um pescador morreram.


Fontes: Wikipedia

Chengdu J-10 A

Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
Chengdu J-10
País Origem: China
Construtor: Chengdu Aircraft Industry Corporation
Função: Caça multi-função
Peso Vazio: 9.750 kg
Peso máximo/descolagem: 19.277kg
Comprimento: 15,49m
Envergadura: 9,75m
Altura: 5,43m
Tripulação: 1
Motor: 1 × motor turbofan de pós-combustão Saturn-Lyulka AL-31FN
Velocidade Máxima: Mach 2.1
Altitude máxima: 17.000 m
Autonomia Combate: 900 km

Canhões
  • 1 x canhão Gryazev-Shipunov GSh-23 de 23mm
Misseis Ar-Ar
  • PL-8
  • PL-9
  • PL-11
  • PL-12
Misseis Ar-Superfície
  • PJ-9
  • YJ-9K
  • Foguetes não guiados de 90mm
Bombas
  • LT-2
  • LS-6; GB3, GB2A, GB3A
  • FT-1
  • Mais 250 kg, 500 kg de bombas não guiadas
Radares
  • Radar pulso-doppler de tiro Tipo 1473H
  • Infravermelho de varredura e travamento Tipo Hongguang-I
  • Interferômetro de auto-proteção BM/KG300G
  • Reconhecimento eletrônico KZ900
  • Navegação e ataque Blue Sky
  • Laser Infravermelho de visão a frente de ataque e alvo (FILAT na sigla em inglês)
  • China
  • Paquistão
Chengdu J10
Chengdu J10
Chengdu J10
Chengdu J10

O Chengdu J-10 (chinês tradicional: 殲十, significando "Aniquilador") conhecido pelos norte-americanos como "Vigorous Dragon" é um caça multi-função leve de geração 4.5, desenvolvido para operar em todas as condições atmosféricas. A aeronave entrou em serviço na Força Aérea da China (PLAAF) em 2003.

O programa de desenvolvimento de J-10, conhecido inicialmente como Projeto 8610, teve início em 1980. O avião foi originalmente proposto para ser um caça de superioridade aérea, cuja finalidade era combater os modernos caças de quarta geração como os F-16 e os MiG-29, mas devido ao final da Guerra Fria as exigências foram alteradas para um caça multi-função, com capacidade para missões ar-ar e ar-terra.

De acordo com especialistas norte-americanos, Israel teria contribuído para o desenvolvimento do J-10, vendendo um projeto cancelado da aeronave IAI Lavi, incluindo o projeto aerodinâmico de teste e o programa inicial de teste para o sistema de controle de voo com sistema de controle por cabo. No entanto, o governo de Israel nega qualquer envolvimento no projeto de J-10. Em meados dos anos 90, a Rússia envolveu-se no desenvolvimento do J-10, vendendo o projeto do motor Liulka-Saturn AL-31F para testes iniciais. Chengdu J-10 voou pela primeira vez em 22 de março de 1998, pilotado pelo piloto de teste Lei Qiang.


Fontes:
Wikipedia