Caça Superioridade Aérea - F-16 B/M "Fighting Falcon"

F-16
F-16 Fighting Falcon
F16

O projecto YF-16 (anteriormente GD Mod.401) venceu a competição para o fornecimento de um caça leve para a Força Aérea Norte-americana e o primeiro voo do F-16/A ocorreu em 1980.

O F-16, nas suas várias versões e derivações, é o mais produzido caça de combate do mundo ocidental.Inicialmente pensado para ser uma aeronave ligeira de alta velocidade para combate aproximado, o F-16 evoluiu até se transformar num caça avançado, utilizando os mais recentes dispositivos e sistemas de armas.Vários países europeus, juntamente com os Estados Unidos criaram um organismo destinado a estudar a modernização de caças F-16A e F-16B mais antigos, convertendo-os para um padrão próximo do F-16C e F-16D. Estas aeronaves designam-se por F-16AM ou F-16BM.

Desde os primórdios o F-16 foi concebido como um cavalo de batalha de baixo custo, que pudesse realizar vários tipos de missão e manter disponibilidade pontual. É muito mais simples e leve que os seus predecessores, mas usa aerodinâmica e aviónica eletrônicas, (incluindo a primeira utilização do vôo fly-by-wire, conseguindo a alcunha de "jacto electrónico"") para manter a boa performance.

Basicamente é isto que o distingue dos predecessores, muitos dos quais não foram concebidos para operar em todas as condições atmosféricas. Diferentemente dos demais caças, que apresentavam características de emprego específico, como por exemplo o F-104, que era demasiado dispendioso, e outros, feitos para operações exclusivas em porta-aviões, a exemplo do (F-14).

F-16 BM Fighting FalconO F-16MLU fez o seu primeiro voo com as insígnias nacionais no dia 26 de junho de 2003. As duas Esquadras portuguesas de F-16 (Esquadra 201 - "Falcões", Esquadra 301 - "Jaguares") mantêm por missão a Luta Aérea Ofensiva e Defensiva e as Operações contra alvos de superfície.

O programa MLU (Versão Mid Life Update), surge no início dos anos 90 na sequência da necessidade de manter o F-16 em operação por mais 20 anos, mantendo o mesmo grau de eficácia e das capacidades operacionais. Contando inicialmente com 5 países (Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega e Estados Unidos), Portugal viria a entrar no programa em 2000, começando a modificação das aeronaves da Força Aérea no ano de 2001. A configuração MLU, alem de novos equipamentos e integrados com novo software operacional, permite um aumento significativo das capacidades operacionais relativamente à antiga configuração OCU. Alem disso o próprio layout do cockpit foi redefinido, aproximando-se das versões mais atuais do F-16, como é o caso dos Blocos 40/42 e 50/52.

Eurofighter Typhoon

Eurofighter Typhoon
Eurofighter Typhoon
Eurofighter Typhoon
Eurofighter Typhoon
País Origem: Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha
Construtor: Eurofighter GmbH
Função: Caça multifunção
Peso Vazio: 11 000kg
Peso máximo/descolagem: 23 500kg
Comprimento: 15,96
Envergadura: 10,95m
Altura: 5,28m
Numero de suportes p/ armas: 13
Tripulação: 1 / 2(treino)
Motor: 2 × Eurojet EJ200, turbofan de pós-combustão
Velocidade Máxima: 2 495km/h, Mach 2.0+
Velocidade Supercruise: Mach 1.5
Altitude máxima: 19 812m
Autonomia: 2 900km
Autonomia Combate: 1 389km
Canhões
  • 1 × canhão Mauser MK 27 (27 mm)
Misseis Ar-Ar
  • AIM-120 AMRAAM
  • AIM-132 ASRAAM
  • AIM-9 Sidewinder
  • IRIS-T
  • MBDA Meteor
  • Misseis Ar-Superfície
    • AGM-65 Maverick
    • AGM-88 HARM
    • Brimstone
    • Taurus KEPD 350
    • Storm Shadow/Scalp EG
    • SPEAR
    Bombas
    • Paveway II/III/Enhanced Paveway
    • 500-lb Paveway IV
    • Small Diameter Bomb
    • Joint Direct Attack Munition (JDAM)
    • HOPE/HOSBO
    • Spice 250
    Radares
    • Euroradar CAPTOR Radar
    • Passive Infra-Red Airborne Tracking Equipment
    • Praetorian DASS
    • Damocles (targeting pod)
    • LITENING III laser targeting pod
    • Sniper Advanced Targeting Pod
    • Alemanha
    • Áustria
    • Espanha
    • Itália
    • Reino Unido
    • Kuwait
    • Oman
    • Qatar
    • Arábia Saudita
    Eurofighter Typhoon
    Eurofighter Typhoon

    O Eurofighter Typhoon é um avião de caça multifunção europeu, desenvolvido por um programa conjunto envolvendo as empresas Alenia Aeronautica, BAE Systems e pela ADS (Airbus Defence and Space), ex-EADS e os governos do Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha.

    O desenvolvimento da aeronave começou efetivamente em 1983 com o programa Future European Fighter Aircraft, uma colaboração multinacional entre o Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha. Desentendimentos sobre a autoridade do projeto e os requisitos operacionais levaram a França a deixar o consórcio para desenvolver o Dassault Rafale de forma independente.

    Uma aeronave de demonstração de tecnologia, a British Aerospace EAP, voou pela primeira vez em 6 de agosto de 1986.
    O primeiro protótipo do Eurofighter finalizado fez seu primeiro vôo em 27 de março de 1994

    Eurofighter Typhoon

    O nome da aeronave, Typhoon, foi adotado em setembro de 1998 e os primeiros contratos de produção também foram assinados naquele ano. O fim repentino da Guerra Fria reduziu a demanda europeia por aviões de caça e levou ao debate sobre o custo da aeronave e a participação no trabalho, além de prolongar o desenvolvimento do Typhoon: o Typhoon entrou em serviço operacional em 2003 e agora está em serviço nas forças aéreas da Áustria, Itália , Alemanha, Reino Unido, Espanha, Arábia Saudita e Omã. Kuwait e Qatar também encomendaram a aeronave, elevando o total de aquisições para 623 aeronaves em 2019.

    O Eurofighter Typhoon é uma aeronave altamente ágil, projetada para ser um dogfighter extremamente eficaz em combate. As aeronaves de produção posterior têm sido cada vez mais bem equipadas para realizar missões de ataque ar-superfície e para serem compatíveis com um número crescente de armamentos e equipamentos diferentes, incluindo os mísseis Storm Shadow e Brimstone.

    O Eurofighter Typhoon representa o pico da tecnologia colaborativa britânica, alemã, italiana e espanhola, e é um dos maiores programas militares colaborativos da Europa A sua tecnologia inova em vários aspetos, como por exemplo, a capacidade de voar em supercruise (alcançar a velocidade supersónica por longos períodos sem o uso do pós combustão).

    O Typhoon teve sua estreia em combate durante a intervenção militar de 2011 na Líbia com a Royal Air Force (RAF) do Reino Unido e a Força Aérea Italiana, realizando reconhecimento aéreo e missões de ataque ao solo.